Pe. Rubens maio 16, 2023

Maria, comunicadora do Amor

Por Alex Alves Guimarães

O mês de maio é consagrado popularmente à Maria, mãe de Jesus e de toda a humanidade. Portanto, cada comunicador é chamado, neste mês, a um encontro fecundo com a Mãe da Comunicação. Sua presença discreta na Sagrada Escritura, reveste-se, ao mesmo tempo, de profundidade e, com poucas palavras, apontava o Mestre. Até o seu silêncio era repleto de comunicação e ecoava a mensagem da Salvação. Para nos ajudar na contemplação da comunicação na vida de Maria, vamos revisitar algumas cenas bíblicas, que já são conhecidas dos cristãos.

Nossa Senhora da Comunicação (Créditos: Marcelo Godoy)

MARIA, COMUNICADORA DO AMOR NA MENSAGEM DO ANJO

O encontro que Deus marcou com a Virgem mudou a história da Salvação.

A primeira cena em que vemos a Virgem Maria em poucas palavras sendo autora da maior mensagem Comunicadora é o relato da Anunciação do Anjo, narrado no Evangelho de Lucas. A jovem Virgem responde ao chamado de Deus com disponibilidade e prontidão, um grande sim de amor. Abra sua Bíblia no Evangelho de Lucas, capítulo 1, versículos de 26 a 38. Invoque o Espírito Santo e leia esta passagem.

A resposta de Maria é portadora de uma mensagem profundamente espiritual: “Faça-se em mim!”. Este faça-se é comunicação em sua essência. Ao dizer seu sim, Maria concebeu, gerou e deu à luz a Jesus, o Filho de Deus. Ela tornou-se a Mãe do Verbo, Mãe de Deus.

O Concílio de Éfeso afirma como dogma que Maria é Mãe de Deus, através de sua Maternidade Divina. Sendo Mãe de Deus, que é amor, Maria é, por excelência, a mulher da Comunicação do Amor. Sua alma é tomada pela Palavra, seu útero carrega o Mestre, que a faz cantar um grande Magnificat, pois Deus olhou para a humildade de sua serva (Cf. Lc 1,46-55).

MARIA, COMUNICADORA DO AMOR NAS BODAS DE CANÁ

“Fazei o que ele vos disser”, Maria aponta a Jesus e faz-lhe comunicar seu primeiro milagre.

No Evangelho de João encontramos a passagem em que Jesus realiza seu primeiro milagre numa festa de casamento, as bodas de Caná. Nesta cena evangélica, vemos mais uma vez a figura da Virgem Maria exercendo sua missão de Serva do Senhor, comunicando a necessidade dos presentes e mostrando a eles o Seu Divino Filho. Para rezar bem este momento especial na vida de Jesus, de Maria e dos seus discípulos, tome o Evangelho de João, capítulo 2, versículos de 3 a 5.

Na cena em questão vemos Maria de forma muito didática, e até mesmo pedagógica. Ao apontar para o Filho, apontando o problema da falta de vinho na festa de casamento, ela não queria resolver o problema material, mas sim fazer com que todos conhecessem melhor a Jesus. A prontidão de Maria em pedir para que façam o que Jesus disser é mais uma mensagem amorosa da Mãe Comunicadora, que intercede ao seu Filho. Ela, como profunda servidora e dedicada a fazer a vontade de Deus, aponta ao seu Filho que chegou a hora, de que ele possa fazer o seu primeiro sinal acontecer. Assim, como a serva faz a vontade de Deus e dá a conhecer o Vinho novo da Salvação, Jesus.

MARIA, COMUNICADORA DO AMOR AO SER ELEVADA AOS CÉUS

A tradição da Igreja e a Assunção de Maria. A mensagem Comunicadora da elevação aos céus.

Maria, presenciou várias cenas da vida de seu Filho, desde o nascimento na pobre manjedoura, o encontro no templo, as profecias, suportou até mesmo a dor de sua morte no alto da Cruz. Ela teve seu Filho elevado à glória junto de Deus Pai e aqui permaneceu com os apóstolos, como Mãe da Igreja nascente.

Embora não seja narrado pelas Escrituras, a Igreja proclamou a Assunção de Maria, por meio de um dogma. Ou seja, assim como o Filho subiu aos céus de corpo e alma, a Virgem foi levada pela força de seu Filho, como declara o Dogma da Assunção, proclamado pelo Papa Pio XII, em 1950:

“[…] Declaramos e definimos ser dogma de fé revelado por Deus que: a Imaculada Mãe de Deus, sempre Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrena, foi elevada à glória celeste em corpo e alma”. (Constituição Apostólica Munificientissimus Deus, n. 44)

A carne de Maria e a carne de Jesus, são uma só, inseparáveis. Assim, ao ter concluído sua missão terrena ela também teve seu corpo levado à presença de Deus. Maria percorreu esta terra como o maior e mais puro exemplo de humildade, silêncio e mansidão. Mesmo diante de toda a grandeza de Jesus, o seu Filho, sempre quis que Ele aparecesse. Eis o grande sinal que ela deixa para os comunicadores: ao cumprir sua Missão, fazer que, em tudo, Ele apareça.

Ela, que pela maternidade Divina, Mãe de Jesus, homem e Deus, nós trouxe o amor ao mundo, fez-nos conhecê-lo é por excelência a Comunicadora do Amor, desde o seu nascimento até a sua Assunção aos céus.

Que saibamos, pedir a Maria todos os dias de nossa vida: aponta-nos seu Filho Jesus, dá-nos palavras de amor! Enche-nos da graça comunicadora do Pai!

Alex Alves Guimarães é agente da Pascom há 7 anos e membro do GT Produção da Pascom Brasil. É um apaixonado por Jesus Cristo e por sua mensagem comunicadora e encantado pelas Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, pelo jeito prático e vivencial do Evangelho. É professor licenciado em Letras, Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), pós-graduado e membro de grupos de pesquisa na área de linguística textual, produção do texto e práticas docentes.