Diocese São Carlos dez 27, 2017

Férias, Turismo e Cuidado da Casa Comum

Por Dom Irineu Roman – Referencial da Pastoral do Turismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Com a chegada das férias, muitas pessoas aproveitam essa época para descansar, relaxar e  conhecer novos lugares. Para bem acolher os turistas, o bispo auxiliar de Belém do Pará e referencial da Pastoral do Turismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Irineu Roman, escreveu um artigo que traz a reflexão: “Como aproveitar bem a oportunidade do período de férias para “Bem-Viver?”.

Leia o artigo na íntegra!

Férias, Turismo e Cuidado da Casa Comum

Estamos caminhando para o final de mais um ano! E como diziam os latinos: “tempus in finis velocior”, quer dizer, “o tempo é mais veloz no final”. A estranheza de que um novo calendário será pregado na porta nos faz tomar consciência de que o tempo está passando.

Para nós brasileiros, os meses de dezembro e janeiro, caracterizam-se como tempo de férias, passeio, lazer…. Isso é bom, faz bem; afinal, ninguém é de ferro, e todos tem o direito de um merecido descanso. Esse período é tempo de recesso escolar, as indústrias oferecem férias aos funcionários, os órgãos públicos federais, estaduais e municipais também se organizam a fim de proporcionar esse benefício aos seus colaboradores previsto na Constituição Federal.

Esse tempo é, acima de tudo, um período em que a Igreja está de portas abertas para as Celebrações de Natal, Festa da Sagrada Família, Solenidade da Santa Mãe de Deus – dia Mundial da Paz, Epifania e Batismo do Senhor. Tudo isso em nosso tempo de férias! – Será que vamos esquecer-nos disso? – O Natal é sempre um grande motivo para renovação pessoal, familiar e comunitária! Afinal, trata-se de uma importante data de referência, não somente para os cristãos, mas para todos os homens e mulheres de boa vontade. Embora vivamos tempos de grandes agitações, o Natal é um tempo propício para os sentimentos e práticas de solidariedade, de ternura e de amor. As famílias cristãs procuram viver o Natal como a festa da renovação da entrada de Deus em nossas vidas, a fim de caminhar conosco para sempre, ser companheiro de luta, de conquistas, também de derrotas, mas, sobretudo ser companheiro – solidário.

Como aproveitar bem a oportunidade do período de férias para “Bem-Viver”? Santo Agostinho dizia em seus escritos que “no céu amaremos, louvaremos e descansaremos”. – O que é um descanso saudável? Pode-se fazer silêncio e descansar no interior de nossa própria casa, mas isso depende da colaboração de todos. Por outro lado, descanso não quer dizer ociosidade! Aproveitar as férias para uma boa leitura, para melhorar seus conhecimentos através dos estudos e até para realizar algum tipo de trabalho que nos dá prazer! Isso também pode ser um descanso! Depende do amor e da paixão que dedicamos àquilo que fazemos!

O Cardeal Peter Turkson, em sua Mensagem por ocasião do Dia Mundial do Turismo (DMT), em 27 de setembro de 2017, dizia que “o tempo de férias não pode ser pretexto para a irresponsabilidade, nem para a exploração, seja de pessoas ou do meio ambiente, ao contrário; curtir férias é tempo nobre, no qual cada um pode agregar valor à sua vida e à dos outros”. Neste sentido, podemos falar de férias como um período para cuidar de si mesmo, dos outros e do meio ambiente que frequentamos. O tempo de férias como uma oportunidade de descanso, é também uma forma para cuidar da Casa Comum e promover o “Turismo Sustentável”. Isto significa que deve ser responsável, não destrutivo, nem prejudicial para o meio ambiente e o contexto sociocultural em que incide; particularmente respeitoso pelas populações e seu patrimônio, visar à salvaguarda da dignidade pessoal e dos direitos dos trabalhadores e enfim, estar atento às pessoas mais desfavorecidas e vulneráveis.

A proposta de um Turismo Sustentável é também instrumento de progresso para as economias em dificuldade quando se torna veículo de novas oportunidades e não fonte de problemas. Lembrando o discurso do Papa Francisco dirigido às Nações Unidas, ele afirmava: “A Casa Comum de todos os homens deve continuar a erguer-se sobre uma reta compreensão da fraternidade universal e sobre o respeito pela sacralidade de cada vida humana, de cada homem e de cada mulher (…). A Casa Comum de todos os homens deve edificar-se também sobre a compreensão duma certa sacralidade da natureza criada”.

À luz desses argumentos; como vivenciar o período de férias como um tempo de descanso? Como “Bem-Viver” esse período? Os cristãos fazem a leitura do “Bem-Viver” como uma expressão da sabedoria do Reino: o desapego em benefício do bem comum. Em nossa sociedade, a sabedoria como núcleo de uma nova civilização exige despojamento como exercício cotidiano que envolve as dimensões da vida. O desapego como ascese, como exercício de se livrar do desnecessário para que todos possam usufruir do necessário, ultrapassa a esfera do privado e do individual. Além disso, a arte do “Bem-Viver” é a sabedoria que nos encaminha para um novo jeito de viver e conviver; é a capacidade de viver do essencial. Uma atitude evangélica sempre atenta aos sinais dos tempos e do Reino de Deus. O “Bem-Viver” é uma conquista, é uma evolução espiritual, um estilo de vida que se torna realidade quando: a) protegemos a vida e preservamos a natureza; b) defendemos os direitos e fortalecemos os valores; c) solidarizamos e partilhamos os bens comunitariamente; d) desenvolvemos autocomando e harmonia interior.

Por isso, eu lhe pergunto: – Você vai sair de férias? Não faça de suas férias um período de ociosidade, não crie problemas para você, para os outros e para o meio ambiente. Não faça das férias um descanso de Deus, mas agregue oração, espiritualidade, boas leituras, convivência familiar, fraterna; construa boas amizades, proponha-se a um lazer sadio, pratique esportes, realize passeios, contemple a Deus e a obra que Ele criou.

Boas férias, bom descanso!