Pe. Rubens set 26, 2023

Depressão não é falta de Deus

Depressão não é falta de Deus

Tem aumentado o número daqueles que se sentem em um estado de depressão e não sabem o que fazer com suas dores e angústias. Você já teve ter notado que, por vezes, a falta de incentivo e de consideração para com a sua dor vem de dentro de casa ou de pessoas mais próximas que dizem frases como: “isso não é nada…”, “mas também, faz quanto tempo que você não vai para Igreja…”, “…isso é falta de Deus…”.

E você se vê em um grande conflito além da dor que sente aí dentro, porque a sua vontade é viver, não é que você não tenha fé, não é que te falta vontade, é que a dor fere, paralisa, antecipa o futuro, faz pesar o passado, imobiliza no presente.

Sabe? Estas pessoas não falam por mal, na verdade elas não sabem o que fazer quando veem sofrer e querem dar soluções antigas para doenças da atualidade. Isso mesmo, as dores de hoje não são as mesmas de ontem.

Num tempo não muito distante você tinha uma relação causa e efeito. Tem uma dor na perna, toma esse remédio, tem um cansaço, descanse. Tudo parecia ter uma solução que era fruto da experiência de vida e daí o ditado: “de médico e louco todo mundo tem um pouco”.

Acontece que os tempos mudaram e, vai lá, você que sofre essa dor que vem não sabe de onde e vai não sabe quando, me dê essa dor no peito, me dê esta angústia, me dê essa dor de cabeça. Dores sem diagnóstico, você está tudo bem, não tem porque, olhando para o seu corpo estar assim, então, você ainda sente. Ninguém vê, os exames não dizem nada, mas você sente.

Hoje mais do que nunca as dores precisam ser ouvidas. É sentar com seu corpo, com sua mente, para conversar. Como quem fala a um amigo, saber ouvir o que seu corpo lhe diz. Muitos de nós escutaremos que não vale viver a vida de maneira tão desesperada. Cada coisa no seu tempo, no seu momento.

Ontem é passado que não volta, amanhã é futuro que construiremos, só hoje é hoje. Busque aquilo que te faz bem, aquilo que te faz leve. Tire os pesos. Busque ajuda em três lugares ao mesmo tempo: em você mesmo; na psicologia; e na fé. Falar de nossas dores a quem sabe escutar já resolve 50% de nossos problemas. Liberte-se de seus monstros interiores.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.