Pe. Rubens maio 19, 2021

PADRE RENE JOSÉ DE SOUSA

Assessor Diocesano para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

Estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), que tem como tema “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (João 15,5-9). Esta, acontece tradicionalmente no hemisfério norte no período de 18 a 25 de janeiro, e no hemisfério sul, na semana que antecede a solenidade de Pentecostes. Essa Semana de oração tem como finalidade, a superação de conflitos e a unidade da grande família cristã. Onde, as igrejas são convidadas a se reunirem e rezarem pela unidade entre o Corpo de Cristo.

“Quando os cristãos rezam juntos, a meta da unidade fica mais próxima. A longa história dos cristãos, marcada por múltiplas fragmentações, parece recompor-se, tendendo para a Fonte de sua unidade: Jesus Cristo. Ele é sempre o mesmo ontem, hoje, e por toda eternidade (Hb 13,8). Na comunhão de oração, Cristo está realmente presente; reza em nós, conosco e por nós. É ele quem guia a nossa oração no Espírito Consolador, que prometeu e deu à sua Igreja no Cenáculo de Jerusalém, quando a constituiu na sua unidade original” (Ut Unum Sint, 22). O mesmo Espírito de Jesus move os corações na busca pela unidade, e somente ele, pelo fogo do seu divino amor, vai inflamando os corações e dissolvendo suspeitas, discórdias, discursos de ódio, e o muro da divisão, que separa tantos irmãos e irmãs.

Em sinal de busca e abertura por conversão, abramos nosso coração “ […] à comunhão na oração, pois esta nos induz a ver com novos olhos a Igreja e o cristianismo e permite-nos voltar a verdade evangélica das palavras ‘um só é vosso Pai’ (Mt 23,9). A oração ecumênica permite-nos descobrir esta dimensão fundamental da fraternidade em Cristo, que morreu para reunir todos os filhos de Deus que estavam dispersos” (Ut Unum Sint, 26). Ao nos reunirmos em oração, com cristãos de outras denominações, em momento algum estaremos abandonando os ensinamentos da nossa Igreja, a fim de vivermos em paz com os demais; nem mesmo juntando tudo na mesma panela e fingindo que não há diferenças, problemas. Mas, ao contrário, “estaremos cultivando com todo ardor, o amor mútuo” (I Pd 4,8), que nos faz quebrantar o coração para atingirmos o coração de Deus, que nos pede a unidade.

Nesse período forte em que estamos nos preparando para Pentecostes, elevemos um clamor ao Senhor, afim de que, os cristãos se reconciliem, se deixem levar pela amorosidade e humildade de nosso Divino Mestre. Vivenciando a máxima da oração de Nosso Senhor “Que todos sejam um (Jo 17,21)”, para que o mundo creia em nosso testemunho e o anúncio do Evangelho não fique comprometido. Pois, a horrenda divisão existente entre os cristãos, recordada na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos,  não é coisa inventada de “achismos pessoais”, mas um pedido da Santa Mãe Igreja, impossível de se recusar.

Oração oficial

Amado e misericordioso Deus pai e mãe,
Tu nos chamas para vivermos a unidade e a reconciliação.
Por isso estamos reunidas (os) para celebrar, orar, e Te louvar.

Nesta semana de oração, queremos ser tocadas (os) por Teu Amor e ao permanecer Nele, nos reconciliamos conosco e com nossas irmãs e irmãos.

Em Cristo, Teu Amado Filho, desejamos produzir bons frutos para vivermos em comunhão, restabelecendo relações de amizade, partilha e solidariedade e, assim, nos reconhecermos como irmãs e irmãos neste mundo tão dividido.

Baixe gratuitamente o material:
Clique aqui e baixe o cartaz em alta resolução.
Clique aqui e baixe o Caderno de Celebração.
Clique aqui e baixe os subsídios para as e Rodas de Conversa.
Se precisar de mais informações sobre a Semana de Oração 2021,
Mais informações: www.conic.org.br/portal/semana-de-oracao