Diocese São Carlos jun 8, 2015

Ângelus: Quem se nutre da Eucaristia não pode ficar indiferente, diz Papa

Neste domingo, 7, antes de rezar a oração do Angelus, o Papa Francisco refletiu no balcão do Palácio Apostólico sobre a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, pois em muitos países, como a Itália, hoje é celebrado o Corpus Christi.

Aos fiéis e turistas presentes na Praça São Pedro, o Pontífice dirigiu antes de tudo, um sorridente “bom dia”, recebendo em troca um longo aplauso.

O Pão não é apenas alimento físico

O Evangelho do dia narra a instituição da Eucaristia, realizada por Jesus durante a Última Ceia, no cenáculo de Jerusalém. Ali, Jesus partiu o pão e o dividiu entre os seus discípulos, anunciando que ele era a sua carne para a salvação do mundo; que quem o comesse habitaria Nele.

Com este gesto e com estas palavras, Jesus atribui ao pão uma função que não é mais a de simples alimento físico, mas torna a sua Pessoa presente em meio à comunidade dos fiéis.

Após explicar este conceito, o Papa continuou dizendo que “não basta afirmar que Jesus está presente na Eucaristia, mas é preciso ver, a partir dela, a presença de uma vida doada. Quando pegamos e comemos aquele Pão, nós nos associamos à vida de Jesus, entramos em comunhão com Ele, nos comprometemos em realizar a comunhão entre nós, a transformar a nossa vida em dom, principalmente aos mais pobres”.

Comendo o pão, somos todos do mesmo corpo

Segundo o Papa, Corpus Christi evoca esta mensagem solidária e faz acolher o convite à conversão, ao serviço, ao amor e ao perdão. Encoraja a todos para imitar aquilo que é celebrado na liturgia.

“O Cristo que nos nutre com as espécies consagradas do pão e do vinho, é o mesmo que nos vem ao encontro todos os dias. Ele está no pobre que estende a mão, está no sofredor que implora ajuda, está no irmão que pede a nossa disponibilidade e aguarda a nossa receptividade, está na criança que ainda não sabe nada de Jesus, da salvação, que não tem fé. Está em todo ser humano, inclusive no mais pequenino e indefeso”.

Sendo assim, prosseguiu, “quem se nutre do Pão de Cristo não pode ficar indiferente diante de quem não tem o pão cotidiano. Este é um problema cada vez mais grave”.

Mais solidariedade e acolhimento

O Papa conclui pedindo que a festividade de Corpus Christi inspire e alimente sempre mais a cada um, o desejo e o compromisso por uma sociedade acolhedora e solidária.

“Confiemos este nosso desejo ao coração da Virgem Maria, Mulher eucarística. Que Ela suscite em todos a alegria de participar da Santa Missa, especialmente aos domingos, e a coragem alegre de testemunhar a infinita caridade de Cristo”.

Em seguida, Francisco rezou a oração mariana dominical e concedeu a todos a sua benção apostólica.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.