Pe. Rubens maio 31, 2022

Agentes da Pascom da Diocese participam de formação com Padre Robson Caramano

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

Na noite desta segunda-feira (30) os Agentes da Pascom participaram da última formação em comemoração ao 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Padre Robson Caramano, que é Assessor de Comunicação e Imprensa da Diocese, Mestre em Linguagem, Mídia e Arte pela PUC Campinas/SP e pároco na Paróquia São Nicolau de Flüe em São Carlos, falou com os agentes de comunicação da Diocese sobre o processo de midiatização da Igreja Católica a partir da realidade pandêmica.

O sacerdote apresentou aos participantes os indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, destacando os trabalhos realizados pelos agentes da Pascom na pandemia, que as ações realizadas foram responsáveis pela ampliação da presença da paroquiais e comunidades nas redes sociais, acelerando, portanto, o processo de midiatização da religião: “Isso é percebido tanto pelo aumento do número de postagens, como também pela realização de missas online em diversas paróquias, haja vista as restrições impostas pela pandemia na época”, disse.

Citando o Documento de Aparecida, Padre Robson falou da importância de sair ao encontro das pessoas , das famílias, das comunidades, para comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que enche nossa vida de sentido , de verdade e amor, de alegria e esperança: “O desafio não é, apenas, o dos meios, mas o de adotar a linguagem da mídia para a propagação da fé, com o desafio de proporcionar uma experiência concreta de unidade na comunidade eclesial, também, nas redes sociais”, finalizou.

Sidney Prado, coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação, agradeceu os Agentes da Pastoral da Comunicação que participaram de todas as formações, destacando o empenho, dedicação e amor à evangelização em nossa Diocese de São Carlos, em particular, em todas as nossas comunidades, desde as menores e afastadas até as maiores e mais centrais: “O Senhor espera e conta com cada um. Unidos sigamos, com fé e esperança, escutando com o coração e anunciando Amor”.