Diocese São Carlos set 3, 2015

Aconteceu: Encontro das Pascom’s das Regiões Pastorais 3 e 4

Aconteceu: Encontro das Pascom’s das Regiões Pastorais 3 e 4

Realizou-se no último domingo (30), no Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Araraquara, o primeiro Encontro da Pastoral da Comunicação das Regiões Pastorais 3 e 4 da Diocese de São Carlos. Foram ministradas duas palestras pelo Diego Rodrigo dos Santos, seminarista da Diocese de Limeira e Jornalista bacharel em Comunicação Social entre outras atividades já realizadas dentro da Igreja Católica: “A Comunicação a Serviço da Evangelização” e “Como elaborar um plano de Comunicação”.

Iniciando com a entrada da Bíblia, Proclamação da Palavra, apresentação e entrada da Imagem de Nossa Senhora da Comunicação, apresentação do palestrante, e dando continuidade com as palestras. A comunicação nasce com Jesus Cristo. A Pastoral da Comunicação não é uma Pastoral fechada. Precisamos romper o conceito de que é “mais uma Pastoral”. Todos somos chamados, através do batismo, a sermos comunicadores do Evangelho.

A Pastoral da Comunicação vai gerenciar e integrar todos os ministérios e pastorais da comunidade e integra-la as outras comunidades, tendo uma comunicação fundamentada no Evangelho. Num espaço curto de tempo houve uma grande evolução nos meios de comunicação e devemos contempla-la, mas temos sempre que nos espelhar pela Palavra de Deus, tendo um olhar critico para a realidade, pois o mundo está vivendo mais uma fé virtual do que real. A primeira missão da Pascom é a cultura do encontro. Se não tivermos uma dimensão necessária do nosso batismo na realização da missão da Pascom, será uma missão isolada. Hoje vivemos no individualismo. O comunicador é o primeiro a dar testemunho, tem que ter espiritualidade, tem que buscar seu alimento na Palavra e na Eucaristia, e ter uma vida de oração. O comunicador é o que atraí o irmão para Jesus ajudando mutualmente, principalmente os mais necessitados. A comunicação é conversão, sempre fundamentada nas Leis da Igreja, unindo internamente e externamente. A Pastoral da Comunicação precisa ser mais participativa e ter mais formação. Além das palestras tivemos atividade em grupo, dinâmica e plenária. Foram também sorteados livros para os que estavam presentes. Encerramos com uma oração.

Silvia Ferraz - Coordenadora da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora das Graças  de Araraquara
Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.