Diocese São Carlos jul 22, 2015

Aconteceu: Curso de Liturgia e Canto Pastoral em Tabatinga

Aconteceu: Curso de Liturgia e Canto Pastoral em Tabatinga

Nos dias 11 e 12 deste mês aconteceu em Tabatinga, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, o Curso de Liturgia e Canto Pastoral, ministrado pela Irmã Miria Therezinha Kolling e Daniel De Angeles.

Muito mais do que um curso de Liturgia e Canto Pastoral, vivemos um intensivo acolhimento fraterno, como se já nos conhecêssemos há muito tempo, bem como os melódicos sons de onde brotavam as belas frases de expressão do amor de Deus vivenciado no altar da Vida, expressão máxima da Nova Aliança: ponto de chegada e ponto de partida do povo de Deus.

 Os dois dias de encontro foram tão intensivos que pareciam muito mais um retiro espiritual do que um curso de canto e orientações litúrgicas. Todos estavam super concentrados, a começar pelas crianças e jovens, fato importante que não podemos perder de vista, que acompanhavam passo a passo todos os acontecimentos.

Durante o Curso, a Irmã cantava e expunha o sentido de cada canto, bem como o seu lugar na celebração.  Padre Leonardo Dantes teve a felicidade de expor de modo claro e objetivo o surgimento do Concílio e sua necessidade para uma Igreja em mudança,abordando também os caminhos da Liturgia à luz da Constituição Sacrossanto Concílio de modo prático em que encontramos as linhas mestras para melhor vivenciar os mistérios do Senhor, tendo como afirmação:  “Liturgia bem celebrada é Liturgia vivida” , de onde emana o crescimento  da assembléia  celebrativa.

Tendo em vista o objetivo geral de promover a formação  de Liturgia e Canto Pastoral, os direcionamentos foram justamente  para  que os agentes pudessem dinamizar e aprimorar a vida Litúrgica em suas Comunidades, claro, respeitando as realidades próprias de cada uma, tendo como elemento fundante o revigoramento da fé e a participação nos mistérios celebrados, “cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, fonte de onde emana toda sua força” (SC 10).

Juntos vivenciamos esse momento de graça, onde se percebeu que o  resultado foi visível na constante harmonia como se todos fossem membros de uma só comunidade, com iguais objetivos, e, o melhor, plenamente atingidos.

Sábias foram as orientações da Irmã, oferecendo diretrizes à luz da Constituição

 Sacrossanto Concílio, porém as equipes devem seguir as orientações de seus párocos, lembrando que estes foram preparados para vivenciar, de modo carismático e comprometido, os mistérios do Senhor.

A comunidade Nossa Senhora do Bom Conselho de Tabatinga abraçou a causa e conseguiu viver intensamente o encontro, deixando valer as palavras de São Tiago: “Fé e obra” , com a capacidade revelada em cada detalhe do trabalho concretizado, demonstrando serviço bem organizado e cheio de carinho e espiritualidade.

Lição para todos: conforme palavras da Irmã Míria, “uma grande árvore deve ter grandes raízes para renovar seu coração e dar doces frutos como resultado de boa semente e boa terra, pois cada iniciativa vem sempre de Deus”, será contundente fazer valer o refrão contemplativo, cantado e repedido tantas vezes  por ela e por todos: “Tudo por causa de um grande amor”.

Algumas fotos:

Pascom - Paróquia N. Sra. do Bom Conselho
Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.