Diocese São Carlos mar 2, 2022

MENSAGEM DE DOM LUIZ CARLOS DIAS PARA QUARESMA

MENSAGEM DE DOM LUIZ CARLOS DIAS PARA QUARESMA

Por ocasião da Quaresma de 2022

 

Aos caríssimos discípulos e discípulas missionários da Diocese de São Carlos do Pinhal

 

Arrependei-vos e convertei-vos, para que vossos

pecados sejam perdoados (At 3,19)

 

Nesta Quarta-Feira de Cinzas, a Igreja Católica inicia a Quaresma, um período de preparação para a celebração do mistério Pascal de Jesus Cristo.

Exorto aos irmãos e irmãs da Diocese de São Carlos a empreenderem esse percurso de fé, que conduz à Vigília Pascal, momento de renovação das promessas e implicações do batismo, para o seguimento do Ressuscitado, em atitudes de docilidade à sua Palavra e disponibilidade à missão por Ele confiada.

A caminhada quaresmal requer contemplar o crucificado de braços estendidos na cruz, cuja morte não significa fracasso, mas libertação das escravidões que enrijecem os corações e suscitam conflitos em todas as dimensões da vida humana.

Caminhada cujo termo é novo Édem, jardim onde Deus renova a criação com a presença de Jesus vivo e ressuscitado. Ali Ele se manifestou aos seus discípulos, propondo-lhes um caminho de superação do que os prendia dentro de cada um, em vista do serviço à vida plena.

Este percurso de quaresma deve ser realizado com muita oração, a começar com súplicas contra o mal da guerra. Diante de tão grande ameaça, recorramos ao coração do Pai com súplicas pela paz. Deus oferece a mesma intimidade desfrutada por Jesus aos que O buscam. Por isso, o Mestre exorta, “reza ao teu Pai que está oculto” (Mt 6,6).

O jejum aponta para o necessário esvaziamento para acolher Deus e o seu plano, a exemplo de Jesus na cruz. A este gesto, segue a entrega sem medo ou reservas ao Pai, “Em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23,46). Gesto que traz serenidade ao espírito e fortalece para empenhos em prol do Reino.

A esmola é um convite para se fazer o bem sempre, na gratuidade, sem a expectativa da retribuição. Esta prática conduz à abertura aos irmãos e às suas necessidades. É oportuno recordar a relevância das obras para a consolidação/constatação da fé, como ensina São Tiago, “A fé, sem as obras, é morta” (Tg 2,26).

Eis as indicações costumeiras para que a exortação: “arrependei-vos e convertei-vos”, se traduza em empenho contra males aninhados sorrateiramente nos corações, na vida familiar, comunitária e social. A Quaresma convida à intensificação daquela dura luta contra o que afronta a vida e guardar a fé (2Tm 4,7).

O Papa Francisco diz que a “fé não nos preserva das tribulações da vida, mas permite atravessá-las unidos a Deus em Cristo, com a grande esperança que não desilude” (Rm 5,5) (Mensagem para a Quaresma, 2022).

Que a renovação esperada neste tempo litúrgico se traduza em contribuição da nossa Diocese à edificação da sociedade, como no campo da educação, tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Espero que as paróquias, com o sopro do Espírito, se voltem para a realidade educacional e contribua a partir do Evangelho da sabedoria e do amor.

Os padres já organizaram o atendimento das celebrações penitenciais nas paróquias, procurem se informar quanto à data de sua paróquia. Não deixe de recorrer ao sacramento da misericórdia e buscar o perdão dos pecados.

O rito de imposição das cinzas, com o qual se abre a Quaresma, devido à justa preocupação de evitar contágio, pode ser imposto sobre a cabeça do fiel.

Enquanto não se superar o conflito bélico no leste europeu, que em todas as celebrações, seja inserida uma oração pela paz entre as orações dos fiéis.

Boa e profícua caminhada quaresmal!

Fraternalmente,

   São Carlos, 02 de março de 2022

Dom Luiz Carlos Dias

Bispo da Diocese de São Carlos

 

Confira arquivo em PDF

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.