Pe. Rubens jun 24, 2021

DIA DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA ESTÁ NO CENTRO DOS FESTEJOS JUNINOS

DIA DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA ESTÁ NO CENTRO DOS FESTEJOS JUNINOS

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos | Imagem: Denise Capa

A Igreja celebra em 24 de junho a natividade de São João Batista, a data ocorre seis meses antes do natal, pois além de ser a data do nascimento de São João, se dá devido à importância do santo para a Igreja. São João Batista é o único santo em que se celebra o nascimento e a morte. Seu martírio é celebrado dia 29 de agosto.

O dia da natividade de São João Batista está no centro dos festejos juninos, junto com a comemoração de outros santos da Igreja nesse mês: Santo Antônio e São Pedro. Em 2021, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, a Igreja no Brasil realiza as festividades juninas na modalidade drive-thru.

E nesta quinta- feira, o Papa lançou um tuíte ocasião em que a Igreja recorda o nascimento do precursor de Jesus. Diz a mensagem: “hoje celebramos a Solenidade da Natividade de São João Batista. Imitemos o humilde testemunho daquele que indicou o Cordeiro de Deus”. A Catedral de Florença, na Itália, expõe pela primeira vez uma relíquia do santo, enquanto no Brasil a data vai além das comemorações religiosas, com as tradicionais festas juninas onde a pandemia permite.

“Hoje celebramos a Solenidade da Natividade de São João Batista. Imitemos o humilde testemunho daquele que indicou o Cordeiro de Deus.”

Assim exorta o Papa Francisco num tuíte publicado nesta quinta-feira (24). A liturgia lembra do nascimento daquele que é o precursor de Jesus, que preparou os caminhos do Senhor e teve a graça de batizar o próprio Cristo. Além da comemoração religiosa, uma data muito celebrada também pela população no Brasil ao ser inserida tradicionalmente nas festas juninas com a preservação do folclore.

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.