Pe. Rubens jun 24, 2021

DIA DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA ESTÁ NO CENTRO DOS FESTEJOS JUNINOS

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos | Imagem: Denise Capa

A Igreja celebra em 24 de junho a natividade de São João Batista, a data ocorre seis meses antes do natal, pois além de ser a data do nascimento de São João, se dá devido à importância do santo para a Igreja. São João Batista é o único santo em que se celebra o nascimento e a morte. Seu martírio é celebrado dia 29 de agosto.

O dia da natividade de São João Batista está no centro dos festejos juninos, junto com a comemoração de outros santos da Igreja nesse mês: Santo Antônio e São Pedro. Em 2021, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, a Igreja no Brasil realiza as festividades juninas na modalidade drive-thru.

E nesta quinta- feira, o Papa lançou um tuíte ocasião em que a Igreja recorda o nascimento do precursor de Jesus. Diz a mensagem: “hoje celebramos a Solenidade da Natividade de São João Batista. Imitemos o humilde testemunho daquele que indicou o Cordeiro de Deus”. A Catedral de Florença, na Itália, expõe pela primeira vez uma relíquia do santo, enquanto no Brasil a data vai além das comemorações religiosas, com as tradicionais festas juninas onde a pandemia permite.

“Hoje celebramos a Solenidade da Natividade de São João Batista. Imitemos o humilde testemunho daquele que indicou o Cordeiro de Deus.”

Assim exorta o Papa Francisco num tuíte publicado nesta quinta-feira (24). A liturgia lembra do nascimento daquele que é o precursor de Jesus, que preparou os caminhos do Senhor e teve a graça de batizar o próprio Cristo. Além da comemoração religiosa, uma data muito celebrada também pela população no Brasil ao ser inserida tradicionalmente nas festas juninas com a preservação do folclore.