Pe. Rubens mar 8, 2019

Bispo Diocesano preside Missa de QUARTA-FEIRA DE CINZAS E ABERTURA DA CF 2019

Por Orlando Sprenger Lobo – PASCOM Catedral de São Carlos Borromeu

Nesta quarta-feira (6), foi realizada na Catedral de São Carlos Borromeu, a Santa Missa da Quarta-feira de Cinzas e a abertura da Campanha da fraternidade 2019.

A celebração foi presidida por nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Eduardo Malaspina; o Pároco da Catedral, e Vigário Geral da Diocese de São Carlos, Padre Marcos Antônio Ghidelli; o Reitor do Seminário de Filosofia, Padre José Carneiro de Oliveira Filho (Zezinho), e o Diácono da Catedral, Rubens Romão Corrêa Júnior.

Dando início à celebração, Dom Paulo realizou a acolhida aos fiéis presentes, e convidou a todos para observar a entrada do cartaz com o tema da Campanha da Fraternidade 2019, “Fraternidade e Políticas Públicas”. Levado até o altar por ministros da paróquia, o cartaz foi apresentado ao Bispo Diocesano e os demais concelebrantes, e após, para toda a comunidade.

Em belíssima homilia, Dom Paulo explicou a todos os fiéis o sentido da Quaresma, que é a forma de preparação à Páscoa – ressureição de Jesus, data mais importante do Cristianismo. Todos devemos buscar a reconciliação com Deus durante este período, nos preparando para tão grande momento festivo.

Dom Paulo comentou a Liturgia da Palavra, e indicou a Profecia de Joel, reforçando o significado da expressão “rasgai o coração e não as vestes”, salientando as ações no sentido da interiorização, da busca verdadeira por Deus.

O Bispo Diocesano dissertou ainda sobre o Evangelho do dia (Mt 6,1-6. 16-18), intensificando o aprendizado de que nossas ações de reconciliação com Deus devem ser feitas de forma interior, buscando a Sua misericórdia, e não o reconhecimento da sociedade ou do homem.

Em comentários finais da homilia, Dom Paulo relembrou palavras do Papa Francisco que orientavam sobre formas modernas de abstinência/jejum, no sentido da privação em busca de crescimento espiritual: pode-se adotar um ‘jejum’ de tecnologia, 40 dias sem iphone, sem redes sociais, etc.

Cada um de nós, deve encontrar sua forma pessoal de praticar a conversão nestes 40 dias que antecedem a Páscoa!

Após a homilia, Dom Paulo aspergiu as cinzas com água benta, e junto com os concelebrantes realizou a imposição das cinzas sobre os fiéis presentes.

Seguiu-se o rito litúrgico.

Após a sagrada comunhão, a equipe de canto da Catedral entoou o hino da Campanha da Fraternidade.

Na sequência, o Pároco Marcos Ghidelli fez agradecimento à presença de Dom Paulo e Dom Eduardo nesta Santa Missa, expressando a alegria que a comunidade da Paróquia Catedral de São Carlos Borromeu tem em recebê-los. Padre Ghidelli, convidou os fiéis a participarem das Vias Sacras que serão realizadas nas sextas-feiras às 15h.

Ao final, Dom Paulo Cezar Costa concedeu sua benção episcopal a todos os que lá se encontravam.