Diocese São Carlos fev 22, 2018

Sacerdote de Santa Gertrudes visita Matão para conhecer material utilizado nos tapetes

Da redação, com informações do Portal de Notícias Hora1

Matão é referência nacional e internacional pela tradicional confecção dos tapetes no trajeto que percorre a procissão de Corpus Christi. Artistas, estudantes e voluntários participam da preparação dos tapetes em doze quadras da região central da cidade, reunindo milhares de pessoas da região e até de outros países.

Na quarta-feira (22), o padre Inácio Cusmano, da Paróquia São Joaquim de Santa Gertrudes, pertencente à Diocese de Piracicaba, esteve em Matão para conhecer os procedimentos de tingimento da dolamita e demais materiais.

O sacerdote Cusmano disse que em Santa Gertrudes os enfeites são modestos, entretanto, com as orientações recebidas este ano, a cidade terá um avanço nos trabalhos. “Fiquei muito feliz com a recepção e, sobretudo, constatar a união das paróquias e toda infraestrutura oferecida pela Prefeitura de Matão para realização desta festa religiosa. Agradecemos a acolhida e frisamos que, graças às orientações recebidas, poderemos evoluir com nossos trabalho em Santa Gertrudes”, afirma.

Júlio Cesar Ribeiro da Silva, diretor do Departamento de Cultura e presidente do CoMTur, explica que Corpus Christi é a verdadeira manifestação de arte e fé, transformada em um espetáculo a céu aberto. “É gratificante podermos receber visitantes de outros municípios, os quais buscam em nossa história e tradição, a difusão cultural”, relata.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente a Campanha da Fraternidade (CF) 2018 na quarta-feira (14). Este ano, o tema é “Fraternidade e a superação da violência”. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, cardeal Sérgio da Rocha, e o secretário-geral, dom Leonardo Steiner.

A temática será aplicada nos tapetes de Corpus Christi, que neste ano celebrará sua 70ª edição. Os trabalhos de preparação para as ornamentações dos tapetes já estão sendo providenciados sob a responsabilidade do diretor de divisão de Difusão Cultural, João Bento (Cucão).

Corpus Christi

Católicos de todo o mundo saem anualmente às ruas para a festa de Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo. A celebração religiosa, que surgiu na Idade Média, tem como objetivo homenagear a Eucaristia.

A festa de Corpus Christi de Matão é realizada oficialmente desde 1948 com a utilização de diversos tipos de materiais na ornamentação das ruas, tais como flores, serragem, vidro e, atualmente, calcário dolomítico e areia.  Essa tradição chama a atenção de diversas pessoas e de paróquias regionais.