Diocese São Carlos ago 28, 2017

90 ANOS DA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS DORES DE BROTAS

90 ANOS DA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS DORES DE BROTAS

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com Informações: Padre Sandro Portela – Pároco e Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio  

Na noite deste domingo (27) o nosso Bispo, Dom Paulo Cezar Costa, esteve  na Paróquia Nossa Senhoras das Dores, cidade de  Brotas, para presidir uma missa festiva em ação de graças pelos 90 anos da dedicação da Igreja Matriz de Brotas  e aproveitou para ministrar o Sacramento da Crisma para 53  pessoas entre jovens e adultos, na ocasião abençoou a nova Cadeira da Presidência, a nova Mesa da Palavra e Consagrou o Altar (que ainda não havia sido consagrado).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante a missa, Dom Paulo salientou que “é pela Palavra e pela Eucaristia que vivemos a expressão máxima de nossa fé (…) e devemos buscar na Palavra e na Eucaristia a força de nossa vida em comunidade. Temos uma missão: com alegria anunciar o Reino de Deus e com entusiasmo sermos testemunhas do amor de Cristo por sua Igreja, que somos nós!”

No momento da consagração do altar, o Bispo usando do ritual de bênção proferiu: “Seja este altar (esta pedra), para nós, sinal de Cristo, de cujo lado aberto correu sangue e água, nos quais encontram fundamento os sacramentos da Igreja. Seja a mesa da festa aonde acorrem, cheios de alegria, os convivas de Cristo, para que, colocando em Vós o peso e os cuidados da vida, tomem novo vigor de alma para percorrerem novos caminhos”.

 

90 ANOS DA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS DORES DE BROTAS

Para essa importante comemoração o Padre Sandro Portela, pároco, e a comunidade se empenharam para fazer uma simples, mas bonita, reforma no Presbitério da Igreja Matriz, buscando dar destaque ao centro daquele espaço: a “Mesa Eucarística” e a “Mesa da Palavra”.

Na ocasião, depois de um longo período de construção, que contou com muitas famílias benfeitoras, finalmente foi inaugurada/dedicada a Igreja Matriz na cidade, em 1927.

Como pode ser visto abaixo, na transcrição do Livro Tombo da Paróquia, naquele dia “foi dedicado a Deus o mais belíssimo templo” daquela região de nossa Diocese.

 

Confira o que diz o Livro Tombo da Paróquia no ato da Dedicação da Igreja Matriz há 90 anos:

 

“Nossas Palavras, na anterior visita pastoral, em maio de 1923, caíram em terreno abençoado, de tal maneira que podemos constatar agora um verdadeiro prodígio realizado em tão pequeno lapso de tempo. O povo de Brotas, tendo à frente seu digno Vigário, resolveu não consertar a velha Matriz, mas fazer uma Igreja nova, magnífica, espaçosa, bela, capaz de concorrer com as melhores da Diocese.

 

Eis o milagre que vimos constatar, eis o lance arrojado realizado dentro de pouco tempo. O espírito religioso do povo de Brotas foi posto a prova e, galhardamente, saiu triunfante com honra e glória. Que Deus seja imensamente louvado. A Virgem das Dores, padroeira excelsa deste povo, incutiu nas almas tanta devoção que todos a queriam ver glorificada na magnificência de um templo novo e magnífico; e assim foi. Louvores ao povo de Brotas, aplausos a todos que, em porfia, concorreram com seu dinheiro para a edificação da Casa de Deus e excelsa Padroeira, a Virgem das Dores.

E nós aqui estamos, como Bispo da Diocese, para celebrar a dedicação do magnífico templo, da Igreja primorosa. As bênçãos caíram em suas naves, os cantos litúrgicos ressoavam sob suas abóbodas, o Cordeiro de Deus foi imolado nas aras sagradas, as orações de júbilo e alegria subiram até o trono de Deus e aos pés da Virgem das Dores.

O dia de hoje será de perpétua comemoração, e as gerações futuras terão nas paredes do magnífico templo, os nomes imortalizados dos seus maiores, que souberam legar um testemunho vivo de fé, um padrão de ardoroso amor à religião e de amor
à sua terra, a terra do seu berço, a terra natal. Glorioso povo, gente destemida que, com honra, soube marcar sua passagem sobre a terra, atraindo as bênçãos do céu sobre a cabeça dos seus filhos, descendência eleita e escolhida.

A Visita Pastoral e a dedicação da nova Matriz se confundiram; foram dias de piedade, de santificação, e de amor a Nosso Senhor e a nossa Santa Religião, dias de puras alegrias. Que tais dias se perpetuem, que as bênçãos do céu felicitem este povo para sempre, e que Nosso Senhor reine nas almas, nas famílias e no coração do povo. São os nossos votos, são as nossas bênçãos.

+ Dom José Marcondes Homem de Mello

Arcebispo Bispo de São Carlos

Foto de capa: Edson Sudan

Foto da matéria e produção de vídeo: PASCOM Nossa Senhora das Dores – Brotas

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.