Pe. Rubens nov 18, 2020

Diocese torna público Plano Diocesano de Pastoral 2021-2023

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

A Diocese de São Carlos promulgou durante a Missa nesta quarta – feira (18) o Plano Diocesano de Pastoral.

No plano, o pilar da Missão é assumido como uma realidade transversal presente em toda caminhada Pastoral, compreendendo a missionariedade presente em todos os trabalhos e serviços de nossa Igreja Diocesana.

O lançamento do Plano Diocesano de Pastoral 2021 – 2023 acontece no dia 03 de dezembro.

Padre Marcelo Souza – coordenador diocesano de pastoral – fala sobre as expectativas sobre o presente plano:

Padre Marcelo ainda destacou que o próximo administrador e futuro Bispo que será nomeado para Diocese vai dar sequência no plano de pastoral:

O presente Plano traz as proposições e estratégias que o Documento 109 da CNBB nos recomenda, assumidas em Assembleia, desenvolve os Pilares da Palavra no ano de 2021, do Pão em 2022 e da Caridade 2023.

Lançando um breve olhar para eles reconhecemos que:

Pilar do PALAVRA, para o ano de 2021 possui uma URGÊNCIA e quatro PRIORIDADES:

Urgência
1. Elaboração de um Projeto Catequético Diocesano  com orientações básicas que favoreçam a comunhão em toda a Diocese a partir do Documento 107 da CNBB – Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos Missionários, produzindo materiais para uso nas Novas Tecnologias Digitais.

Prioridades
2. Continuidade e aperfeiçoamento das Escolas Bíblicas em nível Diocesano, Vicarial e Paroquial.
3. Possibilitar a Formação Permanente: Iniciação à Vida Cristã com inspiração Catecumenal e o Querigma.
4. LECTIO DIVINA – promover o método de leitura orante da Palavra de Deus nas pastorais, famílias e serviços diocesanos.
5. Utilizar o potencial das Novas Tecnologias Digitais no anúncio, formação, divulgação da Palavra de Deus e eventos de Evangelização.
6.

Pilar do PÃO, para o ano de 2022 uma URGÊNCIA e quatro PRIORIDADES:

Urgência
1. Formação Litúrgica – melhor preparação das equipes de liturgia, canto litúrgico, acolhida e leitores.
Prioridades
2. Elaboração do Diretório Diocesano dos Sacramentos que promova uma maior comunhão Diocesana.
3. Domingo – resgatar a consciência do Domingo como dia do Senhor redescobrindo a centralidade da espiritualidade Eucarística e que nossas celebrações sejam encontros comunitários e Cristocêntricos. Que as celebrações Eucarísticas nos façam seres Eucarísticos, ou seja, que nos possibilitem levar o Cristo aonde formos com nosso testemunho de vida, sendo presença de Jesus na comunidade e na sociedade.
4. Integração da Catequese e da Liturgia favorecendo o processo de Iniciação Cristã.
5. Homilia – zelar pela qualidade da homilia, cuidando para que a vida litúrgica lance raízes profundas na existência e na vida comunitária e social.

Pilar da CARIDADE, para o ano de 2023 uma URGÊNCIA e quatro PRIORIDADES:

Urgência
1. Assumir a CARITAS DIOCESANA como articulação da promoção humana e transformação social estimulando a criação da CARITAS PAROQUIAIS.

Prioridades
2. Incluir nos encontros de formação (catequese, grupos de jovens…) temas atuais relacionados à Defesa da Vida: cuidado com a casa comum; direito a terra, trabalho e teto, obras de misericórdia…).
3. Formação da Consciência em vista da prática da caridade tendo como referência a Doutrina Social da Igreja.
4. Organização e Articulação do Setor Social para o fortalecimento das Pastorais Sociais, Movimentos, Instituições e Grupos de Ação Caritativa.
5. Incentivo de participação no processo de elaboração e fiscalização de políticas públicas, bem como participação efetiva nos conselhos paritários.

Na busca pela sinodalidade, a Igreja Diocesana de São Carlos, lança este olhar para a Evangelização em uma realidade cada vez mais urbana.

Padre Marcelo, fala sobre o desenvolvimento dos três pilares:

Confira como foi a celebração:

LIVRETO DO PLANO DE PASTORAL 2021-2023