Diocese São Carlos dez 28, 2017

Morreu aos 89 anos Dom Rubens Augusto de Souza Spínola

Morreu aos 89 anos Dom Rubens Augusto de Souza Spínola

Por Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos / Foto: Tânia Mara

Morreu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 89 anos em Paranavaí/PR, Dom Rubens Augusto de Souza Spínola, que foi o segundo bispo desta diocese. Dedicado às causas da vida e da dignidade humana, o religioso tinha mais de 60 anos como sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana.

Nesta diocese foram mais de 19 anos de dedicação ao serviço que rendeu admiração dos que o conhecem e o respeito geral. Mesmo após a aposentadoria, em fevereiro de 2004, o bispo continuou na cidade, residindo desde então na mesma casa. Em março deste ano Dom Rubens completou 28 anos de episcopado.

A Morte

Dom Rubens foi encontrado morto na manhã de hoje, na casa onde morava, por uma funcionária que foi chamá-lo para o café.

O corpo será velado na Catedral Diocesana e sepultado na cripta da catedral.

Memória

O religioso deixa seu legado na comunidade paranaense pela sua serenidade e humildade, ações por ele promovidas marcaram a vida da região Noroeste. Dentre os episódios, a construção da Catedral Maria Mãe da Igreja e multiplicação das paróquias, somando-se também a ordenação de 35 padres.

Quando assumiu a Diocese eram apenas duas paróquias em Paranavaí. Quando deixou a administração, apresentou saldo de 11 paróquias na cidade.

Conheça Dom Rubens Spínola

Rubens Augusto de Souza Espínola, nasceu em São Carlos (SP) em 8 de junho de 1928. Foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1953 e bispo em 19 de março de 1981.

Tomou posse em Paranavaí no dia 8 de dezembro de 1985, sucedendo a Dom Benjamin de Souza Gomes, que passou à condição de bispo emérito, falecendo em 17 de novembro de 1995.

Dom Rubens permaneceu na função até o dia 1º de fevereiro de 2004, quando se aposentou e foi empossado o bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo. Dom Sérgio foi nomeado para a Diocese de Bragança Paulista em 16 de setembro de 2009.

A nossa Diocese de São Carlos se une em oração junto aos seus familiares, amigos e Diocesanos de Paranavaí no Paraná.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.