Diocese São Carlos abr 26, 2018

Vicariato Senhor Bom Jesus realizou a Assembleia Vicarial de Pastoral

Da Redação, com informações da Pastoral da Comunicação de Borborema e fotos Leonardo Cordoa – Pascom Paróquia Santa Cruz Matão

No dia 25 de abril, quarta-feira, na Igreja Matriz Santa Cruz da cidade de Matão-SP, foi realizada a Assembleia Vicarial de Pastoral, dando continuidade no processo de aplicação do Plano Pastoral na Diocese, Vicariatos e nas Paróquias.

No início da Assembleia, Padre Jorge João Aparecido Nahra, Vigário Episcopal, conduziu a abertura com a acolhida dos padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas vindos de todas as cidades que formam o Vicariato e a oração inicial. Cerca de 400 pessoas aproximadamente estiveram presentes, representando os CPPs das paróquias.

O bispo diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, esteve presente no encontro dando uma palavra encorajadora a todos os presentes para que o Plano Diocesano de Pastoral possa ser vivido em todas as comunidades.

Dom Paulo destacou que deseja uma Igreja Missionária e Casa da Palavra, uma Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco, que tenha como guia a Palavra de Deus. “Não ignorar a Bíblia, mas coloca-la no centro de nossa vida de Discípulos Missionários, sendo Igreja Missionária, e se tornar também uma Igreja da Palavra, uma Igreja em que cada leigo e cada leiga se alimenta todo dia da Palavra de Deus. Assuma o santo hábito de ler a Palavra de Deus, que se dedique à Palavra de Deus”.

Nosso bispo também comentou que precisamos nos deixar tomar pela Palavra de Deus para sair do comodismo e das pastorais de conservação que fazem parte de muitas paróquias da Diocese, se colocando próximo as pessoas, levando a Palavra de Deus para aqueles que não tiveram um encontro pessoal com Jesus.

“Não podemos perder tempo, pois o tempo é precioso. Devemos sempre nos doar com alegria, colocando em prática nosso Plano de Pastoral nas paróquias, para sermos uma Igreja próxima das pessoas. Papa Francisco fala muito sobre proximidade, Igreja em saída é estar próximo uns dos outros, para sermos uma Igreja em missão, que vive da Palavra de Deus”, ressaltou Dom Paulo.

Em seguida, Padre Luiz Albertus Sleutjes, da Paróquia São Sebastião de Matão, apresentou todas as propostas colocadas no Plano Diocesano de Pastoral, no modo “onde, quem, quando e como”, explicando como será aplicado o Plano Pastoral em nível diocesano, vicarial e paroquial.

O Plano de Pastoral deverá ser aplicado imediatamente nas paróquias para que a Diocese de São Carlos consiga atingir os objetivos e as urgências traçadas para os anos de 2018 e 2019, tendo como principal meta a “Igreja, Casa da Palavra e da Formação do Discípulo Missionário”.