Diocese São Carlos nov 14, 2017

Vaticano divulga programação da viagem do Papa ao Chile e Peru

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Vaticano divulgou nesta segunda-feira, 13, a programação da viagem do Papa Francisco ao Chile e Peru, que será realizada de 15 a 22 de janeiro de 2018.

A primeira parada de Francisco será em Santiago, no Chile, onde desembarca em 15 de janeiro. No dia seguinte, o tradicional encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático no Palácio de La Moneda, seguido da visita de cortesia ao presidente no Salão Azul do Palácio.

Nesse mesmo dia, o Santo Padre presidirá a Missa no Parque O’Higgins e fará uma breve visita ao Centro Penitenciário Feminino Santiago. A programação inclui ainda um encontro com os sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas na Catedral de Santiago e o encontro com os bispos. Encerrando as atividades do dia 16 de janeiro, Francisco fará uma visita privada ao Santuário de San Alberto Hurtado e terá um encontro privado com os sacerdotes da Companhia de Jesus.

Na quarta-feira, 17, Francisco se deslocará para Temuco, onde presidirá a Santa Missa no aeroporto de Maquehue e almoçará na casa “Madre de la Santa Cruz”. Retornando a Santiago, ele terá um encontro com os jovens no Santuário de Maipu e encerrará o dia com uma visita à Pontifícia Universidade Católica do Chile, último compromisso na capital chilena.

A terceira e última cidade visitada pelo Papa no Chile será Iquique. No dia 18 de janeiro, Francisco parte de Santiago rumo a Iquique para a Santa Missa no Campus Lobito. Ele e a comitiva papal vão almoçar na casa de retiros do Santuário Nossa Senhora de Lourdes, dos padres oblatas. Após a cerimônia de despedida no fim da tarde, o Santo Padre segue para a segunda etapa de sua viagem apostólica: Lima, capital do Peru.

Segunda etapa: Peru

A chegada de Francisco a Lima está prevista para as 17h20 (hora local) do dia 18 de janeiro. No aeroporto de Lima haverá a tradicional cerimônia de boas vindas, mas a programação de fato começará na sexta-feira, 19, com o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, seguido da visita de cortesia ao presidente do país.

Em seguida, o Papa se deslocará para a cidade de Puerto Maldonado, onde terá um encontro com os povos da Amazônia e com a população, além de uma visita à casa infantil Principito. Retornando a Lima, ele terá um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus na igreja de São Pedro, último compromisso do dia.

No sábado, 20 de janeiro, Francisco visitará a cidade de Trujillo, para a Santa Missa na esplanada costeira de Huanchaco, um giro de papamóvel no bairro “Buenos Aires” e uma breve visita à Catedral. Ele também terá um encontro com os sacerdotes, religiosos e seminaristas no Colégio Seminário SS. Carlos y Marcelo. Antes de voltar para a capital, Francisco participará de uma celebração mariana.

No domingo, 21 de janeiro, já de volta a Lima e no último dia da visita apostólica, o Papa rezará a oração da Hora Média com religiosas de vida contemplativa no Santuário do Senhor dos Milagres. Na catedral de Lima, uma oração às relíquias dos santos peruanos.

Em seguida, o encontro com os bispos no Palácio Arquiepiscopal e o Angelus na Praça das Armas. A programação termina com a celebração da Santa Missa na base aérea “Las Palmas”, de onde o Papa segue para o aeroporto e retorna a Roma, onde sua chegada está prevista para as 14h15 (hora local) de segunda-feira, 22.