Diocese São Carlos mar 27, 2017

Uma pessoa com Síndrome de Down pode receber o sacramento do matrimônio?

Por Padre Pedro Cunha

Me perguntaram se uma pessoa com síndrome de Down pode receber os sacramentos e inclusive o sacramento do matrimônio.

Entendendo que a síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo e que isso ocorre na hora da concepção de uma criança, sabe-se que as pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Podemos perceber que as crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes, mas apresentam personalidade e características diferentes e únicas. A síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança. As pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças, por isso é importante descobrir, como em qualquer outra criança o que esta pessoa pode alcançar e desenvolver com suas capacidades, dons e talentos. Acima de tudo é preciso promover a autonomia.

De acordo com Organização National Down Syndrome Society (NDSS), 80% das pessoas com Down estudam em escolas comuns, 95% estudam música, 58% praticam esportes. Ou sejam elas possuem uma vida integrada a sociedade. As pessoas com Down têm limites, e quem não os tem? O que não podemos é nós os limitarmos como se eles não fossem capazes.

Como qualquer outra pessoa, também os portadores de Down, aprendem, estudam, trabalham, tem sentimentos profundos, amam, são capazes de serem amados, se divertem e são muito responsáveis.

Além de tudo isso a grande maioria são muito mais verdadeiros e autênticos em seus sentimentos humanos e religiosos do que a maioria das pessoas. Em resumo, não só podem como devem ocupar um lugar próprio e digno na sociedade e na Igreja, participando assim de todos os sacramentos, desde que estejam aptos como se espera de qualquer outra pessoa.

Fonte: Padre Pedro Cunha é sacerdote da diocese de Lorena (SP), reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Santa Cabeça, fundador das Aldeias de Vida e professor universitário

Foto: Foto: Shutterstock