Diocese São Carlos out 19, 2015

Três mil jovens participaram de Congresso da Juventude no DF

Cerca de 3 mil pessoas – segundo a Arquidiocese de Brasília – participaram do Congresso Jovem de Brasília, no último final de semana (17 e 18) e refletiram o tema “Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7), trecho bíblico que também será o tema da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia (2016).

A programação ofereceu aos jovens formações no período da manhã, quatro workshops simultâneos à tarde e shows durante à noite. O evento foi organizado pelo Setor Juventude do Distrito Federal.

No domingo, o bispo auxiliar, Dom Marcony Ferreira, falou aos jovens sobre o tema do Congresso e a importância da juventude em aprender os ensinamentos de Jesus Cristo. “A misericórdia não é só perdoar, é saber como perdoar, como ter paciência com o outro, como sempre dar uma chance para o outro. Por isso mesmo, nós temos que aprender com Deus porque ele sempre tem paciência conosco. Olhe para trás e veja quantas vezes você errou, mas quantas vezes Deus perdoou e o faz sem cobrar”, disse.

Dom Marcony lembrou que o Ano da Misericórdia inicia no dia 8 de dezembro e comentou a proposta da Bula Papal com as indulgências, obras de misericórdia e espiritual.

Logo após a palestra, Dom Marcony presidiu a Missa. Na homilia, pediu que os jovens não se fechem nos pequenos grupos, mas que unam seus objetivos com outros jovens. “É preciso unidade, porque a misericórdia de Deus está no rosto do Pai do filho e do Espírito Santo; e é isso que Ele pede: união”, afirmou.  Ao final, pediu um minuto para reflexão interior sobre o perdão: “Tem alguém aí dentro que você precisa perdoar? Faça essa reflexão, com sinceridade”.

As atividades do 1° Congresso Jovem encerraram na noite de domingo, 18, com a apresentação do Ministério Adoração e Vida e com a banda Rosa de Saron.