Diocese São Carlos maio 22, 2017

Treinamento de Liderança Cristã promove encontro com jovens em Jaú

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

O nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, esteve na noite de ontem, 21, presidindo a missa de encerramento do encontro de nº 250 do TLC (Treinamento de Liderança Cristã) em Jaú, a Celebração Eucarística foi concelebrada pelo padre Armando Rodolfo Valencise.

Centenas de pessoas participaram do evento, promovido pela coordenação do Treinamento de Liderança Cristã (TLC), em Jaú, neste final de semana, dias 19,20 e 21 de maio, na cidade de Jaú.

O principal objetivo foi reunir as pessoas que já tenham participado alguma vez do treinamento, promovendo um reavivamento espiritual, na busca do primeiro amor de volta a Cristo e, consequentemente, renovando a fé. Ações como palestras, formações, música, partilha, Adorações ao Santíssimo e Santa Missa fizeram parte da programação.

Dezesseis paróquias estiveram envolvidas na organização: N. Sra. Aparecida, N. Sra De Fátima, N. Sra. Do Patrocínio, Santa Helena, São Benedito, São João Batista, São Judas Tadeu, São Pedro e São Paulo, São Sebastião, São José, Santa Teresinha, Santo Antônio, Divino Espirito Santo, Santa Clara de Assis e Santa Cruz do Distrito de Pontunduva.

Foram cerca de 112 participantes, tendo como ponto alto a flexibilidade de participação. E 350 pessoas que colocaram o seu final de semana a serviço das causas do reino.

Um breve Histórico do TLC:

O Movimento T.L.C. foi criado pelo padre Haroldo Rahn, em 1967 e logo em seguida foi implantado em Jaú pelo Prof Adônis Pirágine, em 1968. Mas na década de 80 teve uma pausa nas suas atividades, foi então que na década de 90 que o T.L.C. retomou as atividades com os cursos para os jovens em Jaú.  Tomando a contagem inicial e total de cursos, desde 1968 já foram realizados 250 cursos.

O TLC em Jaú não é a nível paroquial, mas sim municipal. A Coordenação do TLC em Jaú é formada por 2 representantes de cada paróquia da cidade, contanto inclusive com o Distrito de Potunduva. Desses representantes tem um grupo menor chamado de Conselho, e por último o vice-presidente, Paulo Roberto Rossinholi e o presidente José Antonio Rossinholi.

OS diretores espirituais são o Padre Armando Rodoldo Valencise e o Padre Elder Emanoel da Silva, que assumiram  em 2017 função que era ocupada pelo anterior diretor espiritual do TLC: padre Sérgio Antonio Pereira Leonel.

“Mais de 16.000 jovens passaram pelo T.L.C., portanto, mais de 10 % da população Jauense já fez essa experiência. Hoje em dia existem casos de 3ª geração familiar que fez e trabalha no TLC. O avô fez o TLC, o filho também foi teelecista e hoje o neto está engajado no movimento Inclusive nesse curso temos um caso assim.. o Diácono Dinho Felipe, era Teelecista, teve seus filhos que fizeram TLC e nesse curso a neta do diácono Dinho está fazendo o retiro”, destaca  Paulo Peixe, que é membro da coordenação.

O T.L.C. é realizado na casa de retiros Paulo VI( antigo colégio dos padres).

Foto: Padre Armando Rodolfo Valencise