Diocese São Carlos jan 25, 2018

Seminaristas participam de processo seletivo para o ingresso no curso de Teologia

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos, colaboração Seminarista Laudemir Júnior

Na manhã desta quarta-feira (24) os seminaristas concluintes do Curso de Filosofia de nossa Diocese estiveram na Pontifícia Universidade Católica de Campinas participando do processo seletivo para o ingresso no Curso de Teologia: última etapa da formação tendo em vistas o presbiterado.

O seminarista Laudemir Júnior conversou com nossa reportagem e disse que a manhã foi muito proveitosa. Ela se dividiu em duas partes: abordando conhecimentos filosóficos e experiência pastoral: “Os professores, que também são padres, quiseram saber alguns conceitos que nós adquirimos no curso de Filosofia e na área pastoral. Fomos questionados sobre o que realizamos durante a primeira etapa do seminário e na dimensão pastoral, tais como: experiências nas comunidades paroquiais e, através das leituras propostas, onde as obras se encaixam nestas experiências”, destacou.

O motivo maior de toda essa manhã foi a expectativa dos professores em relação aquilo que os candidatos esperam do Curso de Teologia e, no que estes quatro anos, os auxiliarão e transformarão suas vidas na parte humana e espiritual: “será uma etapa que nos dará muita força, serenidade e esperança em vista do ministério que nós pretendemos abraçar futuramente”, enfatizou Laudemir.

Segundo o autor de uma das obras “Introdução à Teologia”, o Padre João Batista Libanio, um dos pontos para se fazer teologia é o de ser celebrada, acima de tudo, o que for apreendido e adquirido. O cume de toda essa caminhada se dará quando for colocada toda a teologia de uma forma prática, partindo da teoria e sendo vivenciada… O desafio é mergulhar no mistério e fazer dela uma ação de graças a Jesus que acolhe a todos…

Uma boa sorte a esta nova turma que ingressa esta nova caminhada.