Diocese São Carlos abr 15, 2015

Seminaristas de teologia da PUC Campinas visitam a Rede Século 21

Na última terça-feira (14), alunos do curso de teologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP) visitaram a Rede Século 21 para conhecer os principais fundamentos e estratégias de comunicação da emissora. A visita faz parte da disciplina de Pastoral da Comunicação, e tem como objetivo aproximar o aluno da realidade de um veículo de comunicação de inspiração católica.

Os seminaristas das dioceses de São Carlos, Piracicaba, Limeira, Bragança Paulista, São João da Boa Vista e Campinas, foram acolhidos pelo Assessor de Imprensa, Fabiano Fachini e pelo Diretor de Jornalismo, Júnior Guarda. Durante a visita conheceram a história da emissora, os estúdios, equipamentos, tecnologia de gravação e edição, e todo o processo de criação de conteúdo para TV e Portal da Rede Século 21.

Às 15h00 todos participaram do momento de oração com o departamento de sócios da Associação do Senhor Jesus. A responsável pelo setor, Fernanda Massocato, e a cantora Maria do Rosário, explicaram todo o processo de atendimento aos sócios.

Em seguida, os seminaristas tiveram uma apresentação com a responsável pela Educação a Distância Século 21, Marcela Bersan, dos cursos da EAD sobre Igreja e Comunicação.

Para encerrar a visita, todos participaram de uma palestra com o Fundador da Associação do Senhor Jesus e Idealizador da Rede Século 21, Pe. Eduardo Dougherty,sj.

Pe. Eduardo deixou um conselho para todos aqueles que planejavam criar um projeto de comunicação, inspirando os jovens seminaristas a tomarem a iniciativa nas paróquias e dioceses. “É preciso ter um líder. O padre tem que, realmente, liderar o rebanho”, afirmou. No decorrer da palestra, Pe. Eduardo falou sobre a “inspiração” que teve para dar início a toda Obra de evangelização e comunicação que é a Associação do Senhor Jesus.

O professor de teologia da PUC-Campinas, Lindolfo Alexandre de Souza, explica que o projeto de visitar a Rede Século 21 faz parte da disciplina “Pastoral da Comunicação”. Nela, os alunos são expostos aos desafios da Igreja diante do mundo a comunicação. “Essa visita ajuda muito a compreendermos as reflexões sobre uma associação que vive diariamente os desafios e desenvolve um trabalho importante conjugando a questão de evangelizar e comunicar”, avalia o professor.

O principal destaque, de acordo com os visitantes, é identificar na obra do Padre Eduardo Dougherty,sj, a vitória diante dos desafios para levar a palavra de Deus a todos. “O contato dos alunos com o Pe. Eduardo e toda a sua experiência, é fonte de inspiração para que esses alunos possam também deslumbrar projetos de comunicação”, afirma Lindolfo.

Fonte: Portal RS21