Diocese São Carlos nov 15, 2018

Seminaristas da Teologia são admitidos às Sagradas Ordens

Por Seminarista Giovani Teixeira Ballione. Foto: Seminarista Willian Marcelo da Silva

Em clima de celebração e alegria, na noite desta terça-feira, 14 de novembro, Dom Paulo Cezar visitou o Seminário de Teologia São Carlos Borromeu, em Campinas e na celebração eucarística concedeu a Admissão às Sagradas Ordens a um grupo de dez seminaristas que cursam o primeiro ano de Teologia junto à Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Dentro do processo de formação para o ministério sacerdotal, a chamada Admissão às Sagradas Ordens é o primeiro de três ritos que antecedem a ordenação diaconal. Este rito ocorre quando já é possível reconhecer um verdadeiro amadurecimento pessoal, mas acima de tudo, o verdadeiro desejo de se seguir a Jesus Cristo na doação total da vida, buscando cada vez mais, uma configuração ao próprio Cristo.

Foram admitidos às Sagradas Ordens:

Bruno Henrique de Oliveira, da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Matão;

Cristiano Aparecido Maciel, da Paróquia São João Batista, de São Carlos;

Davi Celestino Peccin, da Paróquia São Nicolau de Flue, São Carlos;

Elivelton Cesar Sanitá, da Paróquia Divino Espírito Santo, de Itápolis;

Giovani Teixeira Ballione, da Paróquia São Benedito, de São Carlos;

João Vicente de Aquino Júnior, da Paróquia Santa Isabel, de São Carlos;

Laudemir Antunes de Carvalho Júnior, da Paróquia São Vicente e Santo Antônio, de Itápolis;

Lucas da Silva Ferreira, da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Mineiros do Tietê;

Tadeu Aparecido Germano, da Catedral de São Carlos Borromeu, São Carlos;

Vagner Peruchi, da Paróquia São João Evangelista de Ibaté.

Concelebrou a Eucaristia, o Padre Antonio Aparecido de Marcos Filho, Reitor do Seminário de Teologia. Em sua homilia, Dom Paulo Cezar fez alusão à liturgia do dia, em que é narrada o episódio da cura dos dez leprosos (Lc 17, 11-19) e ressaltou que cada seminarista, que ao estar em contato com Jesus lhe deve manifestar sua gratidão, como reconhecimento de fé, como o samaritano curado por Jesus.

Em relação à Admissão, Dom Paulo ainda disse que é preciso, como este primeiro reconhecimento da vocação pessoal por parte da Igreja, que cada seminarista se esforce ainda mais para se configurar a Cristo e os exortou para que cumprissem com alegria, os estudos teológicos, em vista de um reconhecimento ainda maior que será conferido com as Sagradas Ordenações, Diaconal e Sacerdotal.

Por fim, a noite encerrou-se com festivo jantar. Antes de se despedir, Dom Paulo animou os seminaristas que se esforcem com alegria na reta final do semestre acadêmico, junto à PUC Campinas.