Diocese São Carlos fev 6, 2018

Seminaristas da Filosofia e Teologia iniciam retiro

Da redação, com informações e fotos do Seminarista Tadeu Germano

Nesta segunda-feira, Dom Paulo Cézar, abriu o retiro anual dos seminaristas da filosofia e teologia da Diocese de São Carlos. O primeiro momento do retiro foi a Celebração Eucaristica, presidida por Dom Paulo e os reitores e vice reitores dos seminário de filosofia e teologia.

Concelebrou também o pregador do retiro, Padre Waldecir Gonzaga, e os diretores espirituais Padre Marcos Coro e Padre Carlos Alberto. Em sua homilia, Dom Paulo enfatizou a importância do retiro ser um momento de encontro com Jesus, e convidou a cada um dos seminaristas a fazerem a experiência de tocarem o manto de Jesus (citar o evangelho que tem essa passagem).

Sobre o retiro

Neste ano, o tema do retiro é:A palavra de Deus nas pegadas do Mestre. Além das explanações do pregador teremos as orações da liturgia das horas, a celebração da Missa, momento Mariano e o momento penitencial com as confissões.

Após a Missa, houve a celebração do lucernário:

Lucernário

Faz alusão evidente às luzes que acendiam ao findar do dia, tendo neste rito, a luz como centro. A luz do novo dia é cantada como simbolo de Cristo ressuscitado; e as luzes que acendem ao cair da noite recordam a luz plena e sem acaso que é o próprio Cristo. Além disso, a luz lembrar também como devemos estar sempre pronto, como as Virgens Prudentes, com nossas lâmpadas acessas, para ir ao encontro do Cristo, o Esposo.

O Lucernário consistiu em três momentos: o silêncio e o recolhimento; a revivência da Luz Pascal e por fim o recolhimento do perfume do incenso pelos anjos cantando a Celebração dos Salmos.