Diocese São Carlos ago 11, 2017

Seminário Propedêutico Diocesano será reinaugurado

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

Seminário Propedêutico da Diocese de São Carlos será reinaugurado no dia 21 de agosto. Uma missa solene marcada para as 10h da manhã dará inicio ao processo de formação e estudo.

A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, com a presença de todos os padres da diocese, o seminário terá à frente como reitor o Padre Antonio Ap. de Marcos Filho.

O Seminário Propedêutico pretende desenvolver “uma preciosa obra educativa destinada a cuidar e fazer desabrochar os germes da vocação sacerdotal para que os seminaristas possam mais facilmente reconhecer e corresponder ao chamado que Deus os faz”. (Pastores Dabo Vobis, 63).

O reitor, Padre Toninho, como é conhecido, destaca que a proposta do Seminário Propedêutico é educativo favorecendo de modo processual a formação humana, cultural e espiritual que “prepare o propedeuta para seguir a Cristo com animo generoso e coração puro em vista do Seminário Maior”. (Optatam Totius,3)

Em 2015 esta etapa foi desativado no processo formativo desde 2015 em nossa Diocese, e com alegria, retomara suas atividades na vida desta diocese, a partir do dia 21 de agosto.

Em entrevista ao nosso setor de comunicação, Padre Toninho, enfatizou que recebeu com alegria este convite feito por Dom Paulo Cezar, “Recebi com surpresa, alegria e preocupação em corresponder a este processo de formação com disposição e disponibilidade para que possamos ajudar nesta caminhada a serviço de Deus, da igreja e ao seu povo”, enfatizou o reitor.

O novo seminário dispõe de quatro dormitórios, sala de estudos e televisão, cozinha, refeitório, dispensa lavanderia, área de lazer, além de uma capela. A nova casa esta localizada na Rua Treze de Maio, nº 2649, Jardim São Carlos, na cidade de São Carlos.

Os jovens que estarão no Seminário Propedêutico, pelo período de um ano, tempo este para preparação Humana, Cristã, Intelectual, Pastoral- Missionaria e Espiritual, os são  candidatos ao seminário Maior como consta nas Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja do Brasil, doc. 93 da CNBB, N.134.

Sendo aprovados neste período de propedêutico, os mesmo são encaminhados para o Seminário Maior de Filosofia “ São João Paulo II” , onde vão estudar filosofia por três anos e seguem para  campinas no Seminário de Teologia “ Casa de Formação São Carlos” por mais quatro anos, ultima etapa de estudos antes de se tornarem sacerdotes .

Foto: Tadeu Germano