Diocese São Carlos abr 18, 2018

Pastoral Operária oferece material para celebração do 1º de maio

Pastoral Operária oferece material para celebração do 1º de maio

Da Redação, com informações da CNBB

A coordenação nacional da Pastoral Operária disponibilizou um subsídio para a celebração do Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio. O intuito é contribuir para uma reflexão sobre as mudanças no mundo do trabalho, as estruturas sociais, políticas, econômicas e suas implicações para a classe trabalhadora. O tema escolhido para os três encontros propostos como tríduo é “Defender o trabalho é garanti a vida” e o lema “Por que vocês estão desempregados?” (Mt 20, 6).

“Queremos com esse material impulsionar o diálogo e repensar saídas, a partir uma outra forma de organizar a sociedade e o trabalho. Esses encontros têm como objetivo debater e analisar a conjuntura; mobilizar e animar os grupos de base da Pastoral Operaria do Brasil e nas comunidades eclesiais de base, pastorais sociais e forças sociais”, afirma o Colegiado Nacional da Pastoral Operária na apresentação do material.

O material de formação e celebração possui três encontros de reflexão política e bíblica acerca do trabalho: “Por que é preciso defender o trabalho?”; “Garantir a vida!”; e “Por uma Classe trabalhadora consciente e solidária”.

Também há a intenção de estar em sintonia e dar continuidade às reflexões da Campanha da Fraternidade deste ano, que abordou o tema “Fraternidade e superação da violência”. Também estão presentes as motivações para o 24º Grito dos/as Excluídos/as, com o tema “A desigualdade gera violência: Basta de privilégios!” e o lema “Vida em primeiro lugar”.

O material, que também dá orientações para a organização das atividades para o dia 1º de maio, está disponível neste link.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.