Diocese São Carlos fev 26, 2018

Paróquia São Sebastião de Borborema realiza Formação Catequética 2018

Da Redação Giro Diocesano, Com informações e fotos da Pastoral da Comunicação – Borborema/SP

No processo de Iniciação à Vida Cristã, todos os batizados são chamados a serem ‘‘Sal da Terra e Luz do Mundo’’. O encontro para a formação catequética 2018 foi realizado na Paróquia São Sebastião de Borborema, durante os dias 20, 21 e 22 de fevereiro, ministrados pelo Pároco, Padre Walterlei Anderson de Sá, e pelo Diácono Paulo Henrique Zavatti Caparelli.

No primeiro dia de formação, ministrado pelo Padre Walter, foi trabalhado o Documento 107 da CNBB: “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos”, partindo do Evangelho que narra o encontro da Samaritana com Jesus no poço. No segundo dia de formação, o Diácono Paulo Henrique refletiu sobre a missão de Maria, mãe e catequista, e sobre pedagogia e métodos que o catequista deve adotar ao assumir seu ministério.

Esse momento é fundamental para que se possa entender o que diz o Documento 107 sobre a Iniciação à Vida Cristã, no número 78: “A iniciação religiosa pode ser definida como um caminho progressivo, por meio de etapas, de ritos e de ensinamentos, que visam realizar uma transformação religiosa e social do iniciado. A iniciação equivale ao ingresso em uma vida nova, a uma mudança existencial para que o iniciado possa sentir que tem uma nova identidade, um compromisso especial.

A participação dos catequistas é de suma importância para a comunidade, entre Batismo, Eucaristia, Perseverança e Crisma. Tiveram a participação de 50 catequistas. O término da formação aconteceu na quinta-feira, na Igreja Matriz, com a Hora Santa pela paz, proposta pelo Papa Francisco.