Papa nomeia Arcebispo de Aparecida

0
1648

Por Assessoria de Imprensa com colaboração da CNBB

Na manhã desta quarta-feira, 16, o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo cardeal Raymundo Damasceno de Assis e nomeou como arcebispo de Aparecida (SP) dom Orlando Brandes, transferindo-o da arquidiocese de Londrina (PR). Na mesma ocasião nomeou o monsenhor Welington de Queiroz Vieira, atualmente pároco em Araguaína (TO), como novo bispo da prelazia de Cristalândia.

Cardeal Raymundo renuncia por motivo de idade, conforme o Direito Canônico: “Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias” (DC 401, § 1). No próximo dia 15 de fevereiro de 2017, dom Damasceno completa 80 anos.

Dom Orlando Brandes tem 70 anos e nasceu em Urubici (SC). Ordenado padre em 1974, estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde também se especializou em Teologia Moral, na Academia Alfonsiana. Nomeado por São João Paulo II bispo de Joinville (SC), em 1994, foi transferido pelo papa Bento XVI para Londrina, em 2006, e tornou-se seu quarto arcebispo.

Dom Paulo Cezar Costa, juntamente com seus diocesanos, parabeniza o Arcebispo nomeado, Dom Orlando Brades, bem como deseja ao bispo da prelazia de Cristalândia, Dom Welington de Queiroz um profícuo ministério. Ao Dom Raymundo Damasceno de Assis toda gratidão pelo zelo pastoral para com a Igreja no Brasil.

Deixe uma resposta