Diocese São Carlos abr 19, 2017

Vaticano anuncia novos bispos para quatro dioceses brasileiras

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 19, a nomeação de quatro novos bispos para o Brasil, nomeados pelo Papa Francisco. As novidades são para as dioceses de Imperatriz (MA), Joinville (SC), Campo Mourão (PR) e a prelazia de Itacoatiara (AM).

Para Imperatriz, foi nomeado Dom Vilsom Basso, que até então estava na diocese de Caxias do Maranhão. Atualmente, Dom Vilssom é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

Na diocese de Joinville, o novo bispo é Dom Francisco Carlos Bach, que estava na diocese de São José dos Pinhais, também no Paraná. Com formação em Direito Canônico, na CNBB Dom Francisco é membro da Comissão para os Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância e secretário do Conselho Episcopal Regional Sul 2 (estado do Paraná).

Além dessas duas transferências episcopais, Francisco elevou dois padres à condição de bispo. Um deles, padre Bruno Elizeu Versari, do clero da arquidiocese de Maringá, foi nomeado bispo coadjutor de Campo Mourão. Até então pároco de Santa Maria Goretti, em Maringá, ele vai auxiliar o bispo local, Dom Francisco Javier Delvalle Paredes. Padre Bruno é especializado em Bíblia pela Pontifícia Universidade Católica de Maringá.

Outro sacerdote que passa a ser bispo é o padre José Ionilton Lisboa de Oliveira, vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Riachão do Jacuípe, na diocese de Serrinha (BA). Ele foi nomeado pelo Papa Francisco bispo prelado da Prelazia territorial de Itacoatiara (AM).

Saiba mais:

Padre José Ionilton Lisboa

Natural de Araci (BA), padre José Ionilton Lisboa nasceu em 09 de março de 1962, na Fazenda Chã. Formou-se em Filosofia no Instituto Nossa Senhora das Vitórias e em Teologia na Escola Teológica do Mosteiro São Bento, de 1988 a 1991. Em 2015, fez a convalidação do Curso de Teologia na Universidade Católica de Salvador (UCSAL).

Sua ordenação presbiteral ocorreu em 1992, na paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso, em Araci (BA). Em sua trajetória, atuou, entre outras coisas, como membro do Conselho Presbiteral da arquidiocese de Vitória da Conquista, representando os religiosos em 2005 e membro da Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil – regional Bahia/Sergipe.

Padre Bruno Elizeu Versari

Nascido em 30 de maio de 1959, na cidade de Candido Mota, em São Paulo, padre Bruno Elizeu Versari foi ordenado sacerdote em 03 de janeiro de 1988, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Floresta (PR). Em sua trajetória atuou como ecônomo da arquidiocese de Maringá; membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros, de 2000 a 2009, e vigário geral da arquidiocese de Maringá.

Papa Francisco também, nomeou bispo da vacante diocese de Imperatriz (MA), dom Vilson Basso, transferindo-o da sede episcopal de Caxias, no Maranhão. Na outra, nomeou bispo da vacante diocese de Joinville, no Estado de Santa Catarina, dom Francisco Carlos Bach, transferindo-o da sede episcopal de São José dos Pinhais, no Paraná.

Dom Vilson Basso

Dom Vilson tem 57 anos e nasceu em Tuparendi (RS). Ingressou para o Seminário de Filosofia em 1979, e concluiu a formação em Teologia no ano de 1985, sendo ordenado presbítero, no mesmo ano. Possui especialização em Planejamento Pastoral pela Universidade de Bogotá (Colômbia).

Durante sua trajetória no sacerdócio atuou como vigário paroquial do santuário São Judas Tadeu em São Paulo e como formador em Cagayan de Oro, nas Filipinas. Em março de 2010, foi nomeado bispo de Caxias do Maranhão, pelo papa emérito Bento XVI, recebendo a ordenação episcopal em 30 de maio do mesmo ano. Atualmente é presidente da Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu lema episcopal é “Ecce venio, Domine” – “Eis-me aqui Senhor”.

Dom Francisco Carlos Bach

Nascido em Ponta Grossa (PR), em 4 de maio de 1954, dom Francisco Carlos Bach, foi ordenado presbítero em 1977 e bispo em 2005. Estudou Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e Teologia no Studium Theologicum, também na capital paranaense. O bispo tem mestrado em Direito Canônico, pela Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma, Itália.

Como bispo, dom Francisco foi membro da presidência do regional Sul 2 da CNBB (Paraná) e representante episcopal para a Pastoral da Saúde do regional. Seu lema episcopal é “In manus tuas” – Nas Suas Mãos (LC 24,47).

Fonte: CNBB