Diocese São Carlos out 25, 2017

Papa Francisco nomeia bispo para a diocese de Propriá, no Sergipe

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com informações da CNBB

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nessa quarta-feira, 25 de outubro, a nomeação do novo bispo da diocese de Propriá, no Estado de Sergipe (SE). Padre Vitor Agnaldo de Menezes, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Maracá, na Bahia (BA) irá assumir o governo pastoral da diocese. A decisão foi tomada com base no pedido de renúncia apresentada pelo então bispo, dom Mário Rino Sivieri, por motivo de idade.

Trajetória
Nascido em 15 de junho de 1968, na cidade de Curaçá (BA), padre Vitor é formado em Filosofia pelo Institutum Sapientiae, em Anápolis (GO) e em Teologia pela Universidade Católica de Salvador, na Bahia. Também tem especialização em Espiritualidade Sacerdotal e Missionária.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 18 de abril de 1998, na diocese de Jequié, na Bahia. Entre as funções que exerceu estão a de pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Jequié (BA); reitor do Seminário Maior Diocesano; diretor Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, de 2006 a 2010; pároco da Paróquia Catedral de Santo Antônio, em Jequié, de 2011 a 2016 e, por último, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Maracás (BA), função que exerce desde agosto de 2016.

Confira, abaixo, a saudação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao novo membro do episcopado:

Prezado Irmão, Vítor Agnaldo de Meneses.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se alegra com sua nomeação como bispo da diocese sergipana de Propriá. Com sua nomeação, Papa Francisco manifesta, mais uma vez, cuidado e zelo para com a Igreja no Brasil, nomeando-o como o sucessor de dom Mário Rino Sivieri.

Sua trajetória como sacerdote no campo da pastoral e da formação do clero nos faz lembrar que se trata da ação da Providência em vista do que a Igreja iria lhe confiar.

São João Paulo II, recentemente celebrado na memória litúrgica da Igreja, por ocasião da visita Ad Limina dos bispos do nordeste do Brasil, em 1995, disse: “Os votos que vos faço, Bispos do Brasil, é que encontreis em vossos fiéis a colaboração construtiva para serdes sustentados no cumprimento da responsabilidade que vos foi confiada”. Com estas palavras, saudamos sua chegada ao episcopado para servir a Igreja no nordeste brasileiro.

Pedimos que o Irmão leve o nosso abraço de gratidão a dom Mário Rino Sivieri. O lema episcopal “Omnium Servus – servo para todos” nos deixa antever, com alegria, a grande força do ministério dele realizado por 20 anos em Propriá. Enviamos nossos melhores votos de saúde e de paz em seu tempo de emeritude que agora tem início.

Desejamos que seu pastoreio seja fecundo!

Em Cristo,

Dom Leonardo Steiner