Diocese São Carlos mar 6, 2017

Papa: “consultem a Bíblia com tanta frequência quanto o celular”

Neste I Domingo da Quaresma, o Papa Francisco pede para que os fiéis utilizem a Bíblia na mesma frequência que se leem mensagens no celular

“Durante os quarenta dias da Quaresma, nós cristãos somos convidados a usar a força da Palavra de Deus na batalha espiritual contra o Mal”. Esta foi a recomendação feita pelo Papa Francisco aos fiéis neste domingo, 5, o primeiro da Quaresma.

Antes de rezar a oração mariana do Angelus, o Pontífice comentou a passagem do Evangelho de Mateus que narra como Jesus venceu as tentações e artimanhas sugeridas pelo Diabo: com a Palavra de Deus.

Naquela ocasião, Jesus enfrentou o diabo ‘corpo a corpo’. Às três tentações de Satanás para tentar impedi-lo de cumprir a sua missão, Ele respondeu com a Palavra e, com a força do Espírito Santo, saiu vitorioso do deserto.

“Por isso é preciso conhecer bem, ler, meditar e assimilar a Bíblia, pois a Palavra de Deus é sempre ‘atual e eficaz’”, disse.

A Bíblia como o celular

“O que aconteceria se usássemos a Bíblia como usamos o nosso celular? Se a levássemos sempre conosco (ou pelo menos um Evangelho de bolso), o que aconteceria? Se voltássemos quando a esquecemos, se a abríssemos várias vezes por dia; se lêssemos as mensagens de Deus contidas na Bíblia como lemos as mensagens em nosso celular, o que aconteceria?. É uma comparação paradoxal, mas faz pensar.”

O Santo Padre prosseguiu dizendo que se “tivéssemos” a Palavra de Deus sempre no coração, nenhuma tentação poderia “nos” afastar de Deus e nenhum obstáculo poderia “nos” desviar no caminho do bem.

“Saberíamos vencer as propostas do Mal que está dentro e fora de nós; e seríamos mais capazes de viver uma vida ressuscitada segundo o Espírito, acolhendo e amando nossos irmãos, especialmente os mais frágeis e carentes, inclusive nossos inimigos”.

Depois de rezar o Angelus e abençoar os fiéis, o Papa lembrou que o caminho de conversão da Quaresma requer muita oração, jejum e obras de caridade.E concluindo, pediu a todos que rezem por ele e seus colaboradores, que durante esta semana estarão em Ariccia, (localidade fora de Roma) fazendo exercícios espirituais.

Fonte: Rádio Vaticano