Papa ao time do Villareal: futebol é imagem da vida e da sociedade

0
302

Papa iniciou sua série de audiências na manhã desta quinta-feira (23/02) os jogadores e dirigentes do Villareal da Espanha, que jogará, na tarde de hoje, contra a Roma.

Em sua breve saudação aos jogadores, técnicos e dirigentes da equipe espanhola, o Papa disse:

“O futebol, como os demais esportes, é imagem da vida e da sociedade. No campo, vocês precisam uns dos outros. Cada jogador coloca seu profissionalismo e habilidade em prol de um ideal comum: jogar bem para ganhar. Para se atingir esta meta é preciso de muito treino e esforço para fortalecer o espírito da equipe e criar uma conexão de ações: um olhar, um pequeno gesto são expressões de comunicação em campo”.

Isto, porém, só é possível, disse o Papa, mediante o espírito de companheirismo, deixando de lado o individualismo ou as aspirações pessoais. Joga-se pelo bem do grupo, motivo que pode levar à vitória. E Francisco acrescentou:

Valores

“Por outro lado, quando vocês jogam futebol estão, ao mesmo tempo, sendo educados e transmitindo valores. Muitas pessoas, especialmente os jovens, os admiram e os observam. Por isso, através do seu profissionalismo, vocês transmitem um modo de vida aos que os seguem, sobretudo às novas gerações. Esta responsabilidade deve ajudá-los a melhorar e a exercer os valores, que devem ser palpáveis no futebol: o companheirismo, o esforço pessoal, a beleza do jogo, o jogo em equipe”.

Neste sentido, Francisco acrescentou outra característica de um esportista: o agradecimento, que envolve os companheiros de time ou as pessoas que os ajudaram a atingir a fama.

Por fim, o Papa exortou os presentes a dar o melhor de si, para que os outros possam aproveitar bem dos momentos agradáveis do esporte, e também a ser instrumentos de alegria e paz para os torcedores. (MT)

Click aqui e ouça:

Fonte: News.va

Deixe uma resposta