Diocese São Carlos set 28, 2017

Papa à Família Vicentina: a caridade sabe transformar o presente

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com informações da Rádio Vaticano

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos membros da família Vicentina que comemoram 400 anos de seu carisma, cujo fundador foi o padre francês São Vicente de Paulo. A mensagem do Papa foi divulgada pelo Vaticano nesta quarta-feira, 27.

Em 1617, São Vicente deu início a seu trabalho entre os pobres e famílias de agricultores, apoiado por um grupo de mulheres parisienses ricas, conhecidas como as Filhas da Caridade. Juntos, eles arregimentaram fundos para atividades missionárias para construir hospitais e ajudar vítimas de guerra e escravos que retornavam do Norte da África.

Agradecendo aos membros da Família Vicentina pelos trabalhos que realizam até hoje entre as pessoas e famílias marginalizadas, o Papa Francisco lembrou que em toda sua vida São Vicente de Paula procurou pela presença de Deus entre os pobres.

Simplicidade e generosidade

Ao se dedicar a levar a Palavra de Deus àqueles que mais precisam, disse o Papa, São Vicente inspirou outros a seguirem seus passos. Ele prestou muito atenção em particular à formação dos padres, clamando para que estes perseguissem a simplicidade, a generosidade e um estilo de vida mais natural.

Esta “semente de mostarda” das Filhas da Caridade, que Vicente de Paulo fundou há quatro séculos, disse o Papa, tornou-se “uma grande árvore” dos institutos e organizações que compõem a família vicentina atualmente. Recordou, em particular, a “intuição profética” de São Vicente de aproveitar os dons e as sensibilidades espirituais da co-fundadora da família, Luisa de Marillac.

Encontrar Jesus na pobreza

O Papa Francisco espera que neste ano de celebração, os membros da família vicentina possam mergulhar fundo no carisma de seus fundadores, enquanto retornam para a fonte da graça de Jesus, encontrada nos pobres e sem voz. “Vocês são chamados a irem até as periferias das condições humanas, de serem sementes que crescem em um solo árido, trazer consolo e amor aos corações que foram endurecidos pela negligência e o abuso”, disse o Sucessor de Pedro.

Transformar a sociedade

O Santo Padre explica em sua mensagem que São Vicente fala a todos hoje, convidando a estar em movimento e aberto às surpresas do Senhor, a viver em comunhão, livrando da linguagem complexa, de uma retórica egoísta ou de apego às coisas materiais. Como São Vicente, é preciso aprender a transformar as sociedades, investindo na formação e vivendo em contato com aqueles que mais sofrem.

Dia Mundial dos Pobres

Finalmente, lembrando o primeiro Dia Mundial dos Pobres, cuja celebração acontecerá em 19 de novembro, o Papa Francisco explicou que se aprender a tocar a carne de Cristo naqueles que sofrem. Confiar em Deus, afirma o Pontífice, pode tornar as pessoas em sinais concretos do amor de Cristo para todos aqueles que mais precisam.