Diocese São Carlos maio 31, 2017

Padres participam de Formação Permanente na Sub-Região

Por Padre Robson Caramano

Aconteceu nos dias 29,30 e 31 de Maio, no Seminário Santo Antônio do Alto da Serra, na cidade de São Pedro, o Encontro de Formação Permanente dos presbítero da Sub-Região de Campinas com tema: “A afetividade e a sexualidade do presbítero no contexto atual”, ministrado pelo Dr. Wiliam Cesar Castilho.

O encontro foi organizado pelos padres representantes dos Presbíteros das Dioceses da Sub Região de Campinas e contou com a participação de padres da Arquidiocese de Campinas, das Dioceses de Limeira, Amparo, Piracicaba, São Carlos e Bragança Paulista.

Durante o encontro os bispos Dom Airton dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas, e Dom Luiz Gonzaga Fechio, Diocese de Amparo, fizeram-se presentes afirmando a importância da Formação Permanente na vida dos presbíteros.

Uma celebração Eucarística marcou o término deste encontro, presidida por Dom Frei Fernando Mason da Diocese de Piracicaba.

O palestrante:

William Cesar Castilho Pereira é doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua há vários anos como professor da PUC Minas e docente convidado da Faculdade dos Jesuítas (Faje). É assessor da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Belo Horizonte, psicólogo clínico, assessor em trabalhos comunitários e analista institucional.

Ele é autor de várias obras como Dinâmica de Grupos Populares; Uma Escola no Fundo do Quintal; Nas Trilhas do Trabalho Comunitário e Social: teoria, método e prática; Associação de Pais e Mestres; e Formação Religiosa em Questão, todos pela Editora Vozes. Pela Editora Imago escreveu O adoecer Psíquico do Subproletariado, e pela Editora Lutador, Análise Institucional na Vida Religiosa Consagrada.

E sua última obra e trabalhada neste encontro foi: Sofrimento Psíquico dos Presbíteros – Dor Institucional