Diocese São Carlos jan 24, 2018

Padres da diocese participam de formação para futuros Presbíteros

Da redação, com informações do Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio – Padre Sandro Portela

Quatro padres de nossa Diocese, sendo eles: – Padre Sérgio Leonel, Édson Godoy, Marcelo Vicentin e  Sandro Portela participam, desde a última segunda-feira, 22, na Faculdade Dehoniana de Taubaté, da terceira etapa do Curso de Pós-graduação em Formação de futuros presbíteros.

O curso é desenvolvido em quatro módulos que acontecem sempre nesta época do ano, janeiro, e em julho. Nesta terceira etapa está sendo refletido sobre uma das faces mais importantes do processo formativo: a dimensão espiritual.

O curso tem colaborado bastante na capacitação da equipe de formação de nossa Diocese para o devido acompanhamento e formação dos futuros presbíteros de nossa Diocese a fim de que sejam padres segundo o coração de Jesus, o Bom Pastor.

Sobre o curso de Formadores de Seminários e Casas de Formação

O processo formativo desenvolvido nos Seminários e Casas de Formação, que reúnem uma autêntica comunidade cristã (formadores e formandos), sob o cuidado do formador, deve proporcionar a formação integral da pessoa. Em vista disso, a Escola de Formadores articulará as seguintes dimensões em sua concepção conforme expressa o Documento 93 da CNBB:

Dimensão Humano-Afetiva
Dimensão Comunitária
Dimensão Espiritual
Dimensão Intelectual e Pastoral-missionária

Ao interno dessas dimensões serão desenvolvidos seis enfoques interdisciplinares: Antropologia, Bíblia-Cristologia, Eclesiologia, Psicologia e Pedagogia.

Objetivo geral

Oferecer os elementos fundamentais para o aprofundamento da identidade do formador e seu ministério, na compreensão integral do processo formativo e no acompanhamento dos candidatos ao ministério sacerdotal e à vida religiosa (reflexão teórica e perspectivas de intervenção).

Objetivos Específicos

Promover entre os formadores a revisão e a atualização do processo formativo por meio da troca de experiências e busca de soluções mais adequadas aos problemas;
Aprofundar a identidade de formador e a especificidade desse ministério em relação ao processo formativo;

Aprofundar temas da Antropologia, Cristologia, Eclesiologia, Psicologia e Pedagogia relacionados à formação presbiteral e religiosa;

Criar condições facilitadoras para que o cursista desenvolva-se tanto na competência quanto na habilidade do agir pedagógico na formação e sistematização dos saberes;

Capacitar os cursistas para a elaboração de TCCs oferecendo referenciais teórico-metodológicos e propondo atividades práticas em vista de uma práxis educativa e formadora.