Diocese São Carlos jan 24, 2018

Padres da diocese participam de formação para futuros Presbíteros

Padres da diocese participam de formação para futuros Presbíteros

Da redação, com informações do Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio – Padre Sandro Portela 

Quatro padres de nossa Diocese, sendo eles: – Padre Sérgio Leonel, Édson Godoy, Marcelo Vicentin e  Sandro Portela participam, desde a última segunda-feira, 22, na Faculdade Dehoniana de Taubaté, da terceira etapa do Curso de Pós-graduação em Formação de futuros presbíteros.

O curso é desenvolvido em quatro módulos que acontecem sempre nesta época do ano, janeiro, e em julho. Nesta terceira etapa está sendo refletido sobre uma das faces mais importantes do processo formativo: a dimensão espiritual.

O curso tem colaborado bastante na capacitação da equipe de formação de nossa Diocese para o devido acompanhamento e formação dos futuros presbíteros de nossa Diocese a fim de que sejam padres segundo o coração de Jesus, o Bom Pastor.

Sobre o curso de Formadores de Seminários e Casas de Formação

O processo formativo desenvolvido nos Seminários e Casas de Formação, que reúnem uma autêntica comunidade cristã (formadores e formandos), sob o cuidado do formador, deve proporcionar a formação integral da pessoa. Em vista disso, a Escola de Formadores articulará as seguintes dimensões em sua concepção conforme expressa o Documento 93 da CNBB:

Dimensão Humano-Afetiva
Dimensão Comunitária
Dimensão Espiritual
Dimensão Intelectual e Pastoral-missionária

Ao interno dessas dimensões serão desenvolvidos seis enfoques interdisciplinares: Antropologia, Bíblia-Cristologia, Eclesiologia, Psicologia e Pedagogia.

 
Objetivo geral 

Oferecer os elementos fundamentais para o aprofundamento da identidade do formador e seu ministério, na compreensão integral do processo formativo e no acompanhamento dos candidatos ao ministério sacerdotal e à vida religiosa (reflexão teórica e perspectivas de intervenção).

 

Objetivos Específicos 

Promover entre os formadores a revisão e a atualização do processo formativo por meio da troca de experiências e busca de soluções mais adequadas aos problemas;
Aprofundar a identidade de formador e a especificidade desse ministério em relação ao processo formativo;

Aprofundar temas da Antropologia, Cristologia, Eclesiologia, Psicologia e Pedagogia relacionados à formação presbiteral e religiosa;

Criar condições facilitadoras para que o cursista desenvolva-se tanto na competência quanto na habilidade do agir pedagógico na formação e sistematização dos saberes;

Capacitar os cursistas para a elaboração de TCCs oferecendo referenciais teórico-metodológicos e propondo atividades práticas em vista de uma práxis educativa e formadora.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.