Diocese São Carlos jul 5, 2018

Padres da Diocese fazem curso de pós-graduação

Da Redação, com informações do Padre Sandro Portela

Em Taubaté/SP, na Faculdade Dehoniana, alguns padres de nossa Diocese estão cursando pós-graduação em Formação de Seminários e Casas de Formação.

Atendendo ao apelo de nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar, e frequentando o quarto módulo do curso, Padre Sérgio Leonel, Vice-Reitor do Seminário de Filosofia, Padre Sandro Portela, Reitor do Seminário Propedêutico, Padre Marcelo Vicentin, Vice-Reitor do Propedêutico, e o Padre Edson Godoy, Pároco da Paróquia São João Evangelista, de Ibaté, refletem, nessa etapa do curso, as importantes dimensões Intelectual, Pastoral e Missionária na formação de futuros presbíteros de nossa igreja, à luz dos documentos da Igreja, sobretudo a nova “Ratio Fundamentalis”.

A etapa se iniciou na última segunda-feira, dia 2, e se extende até o próximo dia 13.

SOBRE O CURSO:

O processo formativo desenvolvido nos Seminários e Casas de Formação, que reúnem uma autêntica comunidade cristã (formadores e formandos), sob o cuidado do formador, deve proporcionar a formação integral da pessoa. Em vista disso, a Escola de Formadores articula as seguintes dimensões em sua concepção conforme expressa o Documento 93 da CNBB: Dimensão Humano-Afetiva; Dimensão Comunitária; Dimensão Espiritual; Dimensão Intelectual e Pastoral-missionária.

Ao interno dessas dimensões são desenvolvidos seis enfoques interdisciplinares: Antropologia, Bíblia-Cristologia, Eclesiologia, Psicologia e Pedagogia.

OBJETIVO GERAL DO CURSO:

Oferecer os elementos fundamentais para o aprofundamento da identidade do formador e seu ministério, na compreensão integral do processo formativo e no acompanhamento dos candidatos ao ministério sacerdotal e à vida religiosa (reflexão teórica e perspectivas de intervenção).

(cf: dehoniana.edu.br )