Diocese São Carlos maio 21, 2018

Padre José Mario é empossado na Paróquia Senhor Bom Jesus de Tapinas

Da Redação, com informações do Seminarista Cristiano Maciel e Fotos: Ilson Vinholi

O nosso Bispo Auxiliar, Dom Eduardo Malaspina, esteve no Distrito de Tapina, em Itápolis para presidir a missa de posse do novo Pároco da Paróquia Bom Jesus de Tapinas, Padre José Mário Martins, na noite desta última sexta- feira (18).

A Santa Missa foi concelebrada pelo Vigário Episcopal responsável pelo Vicariato Senhor Bom Jesus, Padre Jorge João Aparecido Nahra, da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matão.

O Padre “Zé Mário”, nascido em Borborema, é o 7º dentre os 11 filhos de Domingos (in memoriam) e de Justina Martins Carvalho. Em seus 25 anos de Sacerdócio houvera trabalhado em Araraquara, Rincão e Mineiros do Tietê. Sua mãe, juntamente com muitos de seus irmãos e parentes, fizeram-se presentes àquele momento. Também estiveram presentes muitos amigos e amigas, bem como muitos dentre seus antigos paroquianos.

A Comunidade também se fez presente em bom número naquela belíssima celebração, que transcorreu com grande tranquilidade, em fraterna união acolhedora. A Missa começou com a leitura, feito pelo Padre Jorge Nahra, do documento pelo qual o Bispo de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, oficialmente atribuía o Padre José Mário como Pároco desta comunidade paroquial.

A Liturgia do dia recordou o corajoso testemunho de Paulo diante dos Judeus e dos Romanos ao longo do processo que conduziu à sua condenação e martírio. A passagem evangélica providencialmente foi a mesmíssima que Dom Eduardo houvera utilizado na cerimônia de sua Sagração Episcopal.

Suas palavras recordaram a “delicadeza amorosa de Deus” demonstrada pelo Senhor em relação a Pedro, sobretudo ao redimir o chefe dos Apóstolos ao redor de uma fogueira, que houvera sido a mesma circunstância de sua negação, e por questionar pela sua capacidade de amar na mesma quantidade com que o antigo pescador de peixes o houvera traído.

Dom Eduardo recordava o tríplice olhar de Jesus para com Pedro: de Eleição, por conhecer o Entusiasmo de que ele era capaz de demonstrar; de Misericórdia, por conhecer a capacidade de Arrependimento que ele possuía para chorar amargamente e se reerguer; e de Envio, por conhecer a capacidade de ele corresponder à Missão.

E, assim como Pedro foi empossado pelo Senhor para apascentar o rebanho, também Dom Eduardo pediu ao Padre José Mário para realizar com grande entusiasmo o pastoreio do povo de Tapinas, à luz das delicadezas amorosas de Deus.

Após a belíssima homilia fez-se a entrega da estola, das chaves da Igreja e do Sacrário, dos Santos Óleos, e de sua Provisão. Muito significativo foi, durante o Salmo e no abraço fraterno entre Dom Eduardo e os Padres Jorge e José Mário, os irmãos do novo pároco estarem a par da Música, com grande alegria e proficiência. Realizado os agradecimentos da comunidade local, seguida da entrega de significativos mimos, o Padre José Mário fez os agradecimentos finais, destacando sua disponibilidade e grande entusiasmo em relação a esta nova missão que a Igreja de São Carlos lhe confiava, destacando a necessidade de aquela comunidade atender ao convite do Papa Francisco de ser uma Igreja em Saída, uma comunidade de discípulos missionários, com uma espiritualidade forte, mas encarnada.

Após a bênção, todo o povo foi fraternalmente acolhido com cumprimentos e abraços por parte de Dom Eduardo e do Padre José Mário. Logo a seguir se realizou uma singela e prazerosa confraternização no Salão de Festas da Paróquia, com salgados e refrigerantes, mas, sobretudo, com muita conversa boa e com muita alegria.

Clique aqui e confira as fotos desta celebração: