Onze seminaristas serão ordenados diáconos na Diocese de São Carlos

0
949
Divulgação

Por Sidney Prado- Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos / Foto: Divulgação

Pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Paulo Cezar, o nosso Bispo Diocesano, onze seminaristas serão ordenados diáconos Transitórios. Sendo eles: Elton César de Lima, Flávio Francisco da Silva, Helton Dias dos Santos, João Orlando Cavalcante de Souza, Jonas Rafael da Silva, José Miraldo Almeida Machado, Leandro da Silva Pimentel,Luciano da Silva Santos, Luiz Felipe Pereira de Melo, Paulo Henrique Zavatti Caparelli e William Henrique Rodrigues.

Seminaristas serão ordenados diáconos Transitórios na Diocese de São Carlos / Foto: Diego Bortolin

 

Após a ordenação diaconal e o exercício deste ministério nas paróquias da diocese, os novos diáconos serão ordenados padres. “Agradeçamos a Deus pela conclusão dos estudos no seminário e rezemos para que cumpram bem a caminhada de preparação nas paróquias, junto com o povo de Deus, e possam assumir em breve sua vocação sacerdotal em definitivo, felizes e alegres”, destacou Dom Paulo Cezar.

 

Conheça um pouco dos futuros diáconos transitórios da Diocese de São Carlos:

 

ELTON CÉSAR LIMA 27 anos nasceu em Macaparana-PE  1990, filho de Maria Diogice da Silva Lima e Severino Bernadino de Lima, serviu a Igreja desde cedo como coroinha e pintor, cursou filosofia na Universidade Católica de Pernambuco e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Despertou para a vocação aos 16 anos. Uma frase resumiria porque optou pela vida sacerdotal; “A Beleza de Cristo me atraiu, o brilho fulgurante do Amor do Senhor resplandeceu sobre mim, desejo levar esta Beleza tão Antiga e tão nova, aos confins do mundo”!Fez estágio pastoral na Paróquia São João Batista-Arararaquara, Nossa Senhora Aparecida-Dois Corregos, Divino Espírito Santo-Itapolis e Santo Antônio-Araraquara.

 

FLÁVIO FRANCISCO DA SILVA, tem 31 anos. Nasceu no dia 16/09/1986 é natural da Cidade de Formiga (MG). Sétimo dos oito filhos do casal Antônio Lourenço da Silva e Maria Luzia da Silva. Vem de uma família tradicionalmente religiosa, que pauta as suas atitudes e os seus costumes nos valores cristãos. Cursou o ensino fundamental na Escola Municipal Miralda da Silva Carvalho na cidade Formiga MG, nesta mesma cidade também estudou o ensino fundamental na Escola Estadual Professor Tônico Leite. Nos anos de 2008 a 2010 cursou filosofia na Faculdade Vicentina (FAVI) na cidade de Curitiba PR. Desde criança, cultiva o desejo de tornar-me sacerdote. Ainda novinho, servia sua comunidade, atualmente Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, como coroinha. Mais tarde, na paroquia São Vicente Férrer, foi integrante de um grupo de acólitos. Em seu primeiro ano de Teologia realizou o estágio pastoral na paroquia de Nossa Senhora Aparecida de Dois Córregos com o Pe Flávio Francisco Gomes, no segundo ano, realizou pastoral na Paroquia de Santa Isabel de Portugal no bairro Barão Geral na cidade Campinas, junto ao Cônego José Luiz de Araújo. No terceiro ano de teologia, realizei o estágio na cidade Dois Córregos na Paroquia de Nossa Senhora Aparecida com o Pe. Lazaro e Pe Marcos Sampaio, e atualmente estou tem realizado pastoral na Paroquia de São Bento na cidade de Araraquara com o Pe Marcelo de Souza. O seu lema de ordenação é “… Da-me ouvido de discípulo e voz de Pastor…”.

 

HELTON DIAS DOS SANTOS, 26 anos, nasceu em Araraquara (SP), aos 28 de dezembro de 1990. Filho de Eliseu Dias dos Santos e Aganir Schiaretti; tendo mais um irmão, Eduardo Dias dos Santos. Estudou o Ensino Fundamental na Escoa Dr. José Servidoni e o Ensino Médio na Escola Estadual Comendador Pedro Morgantti, ambas em Rincão (SP), sua cidade natal. Desde sempre se sentiu chamado ao sacerdócio e, aos 19 anos de idade, ingressou no Seminário Propedêutico São João Maria Vianney, em Araraquara (SP), no ano de 2010, tendo como reitor o Revmo. Pe. Marcelo Aparecido Vicentim e, neste mesmo ano realizou seu estágio pastoral na Paróquia Sagrada Família, na referida cidade onde, até então, estava como pároco o Revmo. Pe. Samir Silva Souza. Em 2011 iniciou o curso de Filosofia no Seminário Maior São João Paulo II, em São Carlos (SP), tendo como reitor o Revmo. Pe. José Carlos Frederice e, nesse mesmo ano, realizou o estágio pastoral no Santuário de Adoração Perpétua São Pio X; em 2012 estagiou na Paróquia Santa Edwiges, com o Revmo. Pe. Fabiano José Fonseca e, em 2013, realizou seu estágio na Paróquia São Domingos Sávio, com o Revmo. Pe. Paulo Henrique Faccin, também seu reitor desde 2012. A partir de 2014 iniciou os estudos teológicos no Seminário Maior São Carlos Borromeu, em Campinas (SP), estando sob a reitoria do Revmo. Pe. José Edimilson Santos, até o ano de 2015 onde, a partir dessa data, assume a reitoria o Revmo. Cônego Luís Celso de Souza Biffi. No ano de 2014 e 2015 esteve na Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Bariri (SP), realizando seu estágio pastoral com o Revmo. Pe. Danilo Rosa de Moraes; em 2016 retornou à Paróquia São Domingos Sávio, em São Carlos, agora com o Revmo. Pe. Ferdinando José Santos Magalhães; em 2017 estagiou, até o mês de Agosto, na Paróquia Santo Expedito e Nossa Senhora da Abadia, em Araraquara (SP), com o Revmo. Pe. Sebastião Pereira; de setembro, deste mesmo ano, até seu final, estagiou na Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Itapuí (SP), com o Revmo. Pe. Danilo Rosa de Moraes. Tomou como lema de sua Ordenação Diaconal o texto da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: “Pela graça de Deus” (1Cor 15,10).

 

JOÃO ORLANDO CAVALCANTE DE SOUZA, nascido no dia 26 de novembro de 1979, na cidade de Brejo Santo – Ceará, é filho de Pedro Vicente de Souza e Maria Cavalcante de Souza. A Família Cavalcante é composta de oito irmãos: quatro homens e quatro mulheres, sendo que João Orlando é o mais novo dos homens; seus irmãos são: Cícero Vanderlei, Antônio Vanderlan, José Ossean; e suas irmãs são: Cícera, Maria Socorro, Leny e Erlândia. Sua família reside na cidade de Mauriti (CE). Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 02 de fevereiro de 1980 pelo Revmo. Pe. Dermival Gondim na Matriz Sagrado Coração de Jesus de Brejo Santo – CE, e foi crismado aos 03 de novembro de 1996, por Ex.ma Sr. Dom Newton Holanda Gurgel, na Matriz Imaculada Conceição de Mauriti (CE).  Em 2014 ingressou no Seminário de Teologia São Carlos Borromeu, sendo admitido às Ordenas Sacras e ao ministério de leitor em 06 de dezembro de 2015, por Sua Exma. Revma. Dom Paulo Sérgio Machado (bispo emérito). Na solenidade de São Carlos Borromeu, no dia 04 de novembro de 2016, recebeu o ministério de acólito, na Igreja Catedral, conferido por Sua Exma. Revma. Dom Paulo Cezar Costa, atual Bispo Diocesano de São Carlos. Realizou seu estágio de pastoral dois anos (2014 e 2015) na Paróquia São João Batista em São Carlos, em 2016 na Paróquia Santo Antônio em Itápolis e em 2017 na Paróquia Imaculada Conceição de Ibitinga. João Orlando Cavalcante de Souza é Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Cajazeiras (PB). Fez Especialização em Saúde Mental pela Faculdade Integradas de Patos (PB). Graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC. Tendo sido aprovado pelo egrégio conselho, recebe no dia 24 de novembro o Sacramento da Ordem no seu primeiro grau, o Diaconato transitório, tendo em vista o presbiterato. O seu lema de ordenação é “… sem mim , nada podeis fazer…”(1 João 15,5).

 

 

JONAS RAFAEL DA SILVA, 25 anos. Natural de Araraquara, em 06/10/1992, mas residente, desde criança, em Amércio Brasiliense. É filho de José Domingos da Silva e de Joséfa Madalena Galdino da Silva. São três os seus irmãos: Letícia, Cleber (in memoriam) e Gustavo. Cursou o Ensino Fundamento na Escola João Batista, Alberto Rollo e Virgílio Gomes; o Ensino Médio foi cursado nas escolas Dinorá Gomes e Raio de Sol, todas na cidade de Américo Brasiliense. Desde os trezes anos, quando de sua participação nos grupos de jovens e retiros, sentia-se chamado a uma doação total a Deus. Assim, aos dezoito anos, depois de rezar e ser acompanhado pelo Padre Marcelo Souza, pároco da Paróquia de São Bento, ingressou no Seminário Diocesano de São Carlos, aos 13/02/2011. Durante a formação filosófica, que foram feitas no Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino,fez estágio pastoral nas paróquias Santuário São Pio X e São Judas Tadeu, ambas em São Carlos. Quando do seu ingresso na teologia, em 2014, fez pastoral nas paróquias de Nossa Senhora do Carmo, em Araraquara, e por dois anos na Paróquia São Nicolau de Flüe, em São Carlos. Atualmente, faz estágio pastoral na Paróquia de Santo Antônio, em Gavião Peixoto. O seu lema de ordenação é “… não saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo…” (1Cor 2, 2).

 

JOSÉ MIRALDO ALMEIDA MACHADO, 54 anos, nasceu no município de Mairi/BA, em 15/11/1962. Filho de Leôncio da Silva Machado e Valdomira Almeida Machado, tem 6 irmãs e 3 irmãos. Estudou o ensino fundamental no Centro Educacional Cenecista de Pintadas e ensino médio na Escola Normal de Pintadas/BA. Em Araraquara fez o curso de Auxiliar de Enfermagem no Centro Estadual de Educação e Tecnologia Paula Souza – CEETEPS em 1997 e Técnico em Enfermagem no Centro Educacional e Técnico de Araraquara S/S Ltda – CETEC, em 2006. A sua vocação foi despertada depois dos 40 anos, era ministro da Eucaristia e fazia algumas celebrações da palavra; dessa atividade foi que nasceu o seu desejo de seguir esse passo vocacional, porém não falou desse seu anseio interior com ninguém, partilhou apenas com o cônego Alberto do Rio em 2006; na ele ocasião já estava na paróquia São Francisco de Assis em Américo Brasiliense e, diante do meu relato, me estimulou a não fugir do meu desejo. Ele conversou com o bispo do período, Dom Paulo Sérgio Machado e, com a permissão, ingressou no seminário propedêutico em 2010.

 

LEANDRO DA SILVA PIMENTEL, 27 anos. Nasceu em São Carlos/SP, em 10/05/1990. Filho de Paulo Roberto de Carvalho Pimentel e Fátima Izabel da Silva Monteiro Pimentel, tem um irmão chamado Evandro Luiz Pimentel. Estudou o Ensino Fundamental na escola Estadual Eugenio Franco, em São Carlos/ SP, e o ensino Médio na escola Estadual Arlindo Bittencuord, em São Carlos/SP. Despertou para a vocação sacerdotal por volta dos 14 anos. Uma frase resumiria por que optei pela vida sacerdotal: “Fizeste-nos, Senhor, para Vós, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em Vós” (Santo Agostinho). Depois de perceber que por mais que servisse a Cristo na Igreja, ainda faltava algo, foi quando percebi que o melhor que eu poderia ofertar a Deus era a minha vida. Minha opção pela vida sacerdotal tem fundamento na decisão de viver unido a Ele, de servi-lo, ama-lo e torná-lo conhecido. Fiz estagio pastoral nas seguintes paroquias e cidades:  Paroquia Santa Terezinha, Araraquara/SP.  Santuário São Pio X, Paróquia São Domingos, Paróquia São Braz, Paroquia Santa Rita. São Carlos/SP.  Paroquia São João Evangelista, Ibaté. Paroquia Santa Luzia, Bariri, e Paróquia São Dimas, em Araraquara.

 

LUCIANO DA SILVA SANTOS, nascido em 17 de agosto de 1985. 31 anos, natural de Coxixola/PB. Filho de José Vidal dos Santos e Rita Maria da Silva , irmãos: Laercio da Silva Santos, Lailton da Silva Santos, Laiucio da Silva Santos, José Ladicio dos Santos (in memorian). Estudou o Ensino Fundamental e Médio na Escola Estadual de 1º e 2º Grau Manoel Honorato Sobrinho/ Coxixola-PB. Graduando em: Lic. Especifica em História – Universidade Vale do Acaraú – UVA. Licenciado em Filosofia – Faculdade Entre Rios do Piauí – FAERPI. Cursando Teologia, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC. Admitido as ordens sacras em 06 de dezembro de 2016. No dia 31 de maio do corrente ano de 2017, foi instituído Leitor e Acolito. Em 2015, atuou pastoralmente na paroquia São João Evangelista – Ibaté/SP, em 2016 desempenhou atividades pastorais na Paroquia São Judas Tadeu – Américo Brasiliense/SP, e atualmente está desenvolvendo seu estágio pastoral na Paroquia São Geraldo Magela, cidade de Araraquara/SP. Lema de Ordenação Diaconal: Porque para Deus nada é Impossível (Lc 1,37).

 

LUIZ FELIPE PEREIRA DE MELO, 28 ANOS. Nasceu em Recife(PE), em 02/08/1989. O único filho da Sra. Maria do Socorro Melo. Estudou o Ensino Fundamental no Instituto Imaculada Conceição, em Recife(PE), e o Ensino Médio concluiu no Colégio e Curso Especial, em Jaboatão dos Guararapes(PE). Cursou Licenciatura em Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco e antes de ingressar à Diocese de São Carlos, foi postulante na Ordem dos Frades Menores Conventuais (em Brasília-DF). A vocação nasceu ainda quando pequeno, sentia-se atraído pelo serviço do altar; era um apaixonado pela Missa. Em São Carlos chegou em 2013, e foi residir na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Fez seus estágios pastorais na cidade de Américo Brasiliense, Paróquia São Judas Tadeu; no Distrito de Tapinas, Paróquia Senhor Bom Jesus e na cidade de Araraquara, na Paróquia São Francisco. Na alegria de melhor servir à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, escolheu como lema a frase: “Não temas, estou contigo” (Jr 1, 8). Este texto situa-se no relato da vocação do profeta Jeremias, que tentou desculpar-se, voltar atrás, mas o Senhor tomando a palavra, declarou-lhe: “estou contigo”. Em toda a sua caminhada vocacional, esta certeza também o acompanha.

 

PAULO HENRIQUE ZAVATTI CAPARELLI, 25 anos, é o único filho de Paulo Zavatti Caparelli Junior e Sandra Regina Jardim Caparelli. Nasceu em 20/12/1991 em Araraquara – SP e aí cresceu. Cursou o ensino fundamental no Centro Educacional SESI – 158 e o ensino médio no Colégio COC, unidade centro, ambos em sua cidade natal. Despertou para a vocação aos 17 anos, e, com o apoio de sua paróquia de origem, São Bento, ingressou para o Seminário de Filosofia em 13/02/2011, com 19 anos. Durante os três anos de formação filosófica, trabalhou no Santuário São Pio X, na Catedral de São Carlos Borromeu e na Paróquia Santa Luzia, todas na cidade de São Carlos. Após concluídos os estudos no Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino, iniciou o curso de Teologia na Puc-Campinas, em 2014. Durante a Teologia trabalhou nas paróquias Santo Antônio e São Vicente – Itápolis, São Bento – Araraquara, São Domingos Sávio – São Carlos, Santa Eudóxia – São Carlos e São José – Torrinha. Em 2015 recebeu a admissão às ordens sagradas e o ministério de leitor, em 2016 recebeu o ministério de Acólito, e no próximo 14 de dezembro, memória de São João da Cruz, será ordenado Diácono, tendo como lema ministerial “… não saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo…”.

WILLIAN HENRIQUE RODRIGUES, 27 anos, nasceu em Itápolis (SP), em 07 de março de 1990. Filho de Manoel Luis Rodrigues Pires e de Clevanilda Jussimara Boralli Rodrigues; tem uma irmã chamada Liliane Beatriz Rodrigues. Concluiu o ensino fundamental e o ensino médio na Escola Estadual Dr. Moraes Barros, em Itápolis. Antes de entrar no seminário, fez o curso técnico em informática. Sentiu o chamado à vida sacerdotal desde a infância, tendo ingressado no Seminário Propedêutico, em Araraquara, com 19 anos, em 2010; e no mesmo ano, realizou seu estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Araraquara, com o Revmo. Pe. Edson Ap. Franco de Godoy. Em 2011, ingressou no Seminário Maior de Filosofia São João Paulo II, na cidade de São Carlos, onde realizou o seu estágio pastoral no Santuário de Adoração São Pio X, com o Revmo. Pe. José Carlos Frederice, até então reitor do Seminário, até outubro do mesmo ano, quando assumiu a reitoria o Revmo. Pe. Paulo Henrique Facin; em 2012, realizou seu estágio pastoral na Paróquia Santa Isabel de Portugal, com o até então pároco, Revmo. Pe. Cristian Henrique Capelato, até o mês de agosto deste ano, quando assumiu a Paróquia, o Revmo. Pe. Marcos Eduardo Coró; e na Paróquia Santa Luzia, em 2013, com o Revmo. Pe. Valcir Rodrigues Coelho. Em 2014, ingressou no Seminário de Teologia Casa de Formação São Carlos, em Campinas, sob a reitoria do Revmo. Pe. José Edmilson Santos, até o ano de 2016, quando assumiu a reitoria o Revmo. Côn. Luis Celso de Souza Biffi. Fez seu estágio pastoral na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Nova Europa, em 2014, com o Revmo. Pe. Éverson Cristiano Prado; na Paróquia Divino Espírito Santo, em Jaú, em 2015, com o Revmo. Pe. Éder Júnior Galbier; na Paróquia Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Bariri, em 2016, com o Revmo. Pe. Danilo Rosa de Moraes; e na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Bariri, em 2017, com o Revmo. Pe. Ériko Thiago Nogueira.

Veja aqui dias e locais de ordenação e participe conosco desse momento de fé!!!

 

Flávio Francisco da Silva:

17 de Novembro

Paróquia Santa Teresa – Ibitinga

Horário: 19h30min.

 

João Orlando Cavalcante de Souza:

24 de Novembro

Paróquia Imaculada Conceição – Ibitinga

Horário: 19h.

 

Leandro da Silva Pimentel

01 de Dezembro

Paróquia São José – São Carlos

Horário: 19h30min.

 

Luiz Felipe Pereira de Melo

06 de Dezembro

Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – São Carlos

Horário: 19h30min.

 

Luciano da Silva Santos

08 de Dezembro

Paróquia São Geraldo – Araraquara

Horário: 19h30min.

 

Helton Dias dos Santos

09 de Dezembro

Paróquia São Luiz Gonzaga – Rincão

Horário: 16h.

 

Elton César de Lima

13 de Dezembro

Paróquia Santo Antônio – Araraquara

Horário: 19h30min.

 

Jonas Rafael da Silva e

Paulo Henrique Zavatti Caparelli

14 de Dezembro

Paróquia São Bento – Araraquara

Horário: 19h.

 

José Miraldo Almeida Machado

15 de Dezembro

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Américo Brasiliense

Horário: 19h.

 

Willian Henrique Rodrigues

16 de Dezembro

Paróquia Divino Espírito Santo – Itápolis

Horário: 10h.

 

 

Deixe uma resposta