“Notícias falsas e jornalismo de paz” – tema Dia Mundial Comunicações

0
64

Por Sidney Prado  – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos 

Com informações da Rádio Vaticano

Escolhi como tema para o Dia da Comunicação 2018: “A verdade vos tornará livres. Notícias falsas e jornalismo de paz”  – anunciou o Papa Francisco, através da sua conta twetter, neste dia 29 de Setembro, solenidade dos Arcanjos Miguel, Rafael e  Gabriel, este último, Padroeiro das Comunicações Sociais. Numa nota, a Secretaria do Vaticano para as Comunicações explica que o tema diz respeito às notícias falsas ou “fake news”, isto é as informações infundadas que  geram e alimentam, muitas vezes, uma forte polarização de opiniões. Trata-se – sublinha – duma distorção dos factos com possíveis repercussões no plano dos comportamentos individuais e colectivos. Numa altura em que as empresas de referência para as redes sociais, o mundo das instituições e da política estão a enfrentar este fenómeno, a Igreja quer também dar o seu contributo para a reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação nos media, ajudando a promover um jornalismo profissional que procure a verdade e, consequentemente, um jornalismo de paz que promova a compreensão entre as pessoas.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, o único estabelecido pelo Concílio Vaticano II com o Decreto “Inter Mirifca” (Entre as Maravilhas) é celebrado em muitos países do mundo, sob recomendação dos bispos, no domingo que precede o Pentecostes. Em 2018 será no dia 13 de Maio. A mensagem do Papa para esse Dia é geralmente publicado por ocasião da festa de São Francisco de Sales, Padroeiro dos Jornalistas, a 24 de Janeiro.

**

Hoje, festa de São Gabriel Arcanjo, houve na Igreja de Nossa Senhora do Carmelo in Traspontina, perto do Vaticano, uma Missa solene presidida pelo Prefeito da  Secretaria da Santa Sé para as Comunicações Sociais, Mons.  Dário Viganò, em que participou o pessoal que trabalha nos meios de comunicação do Vaticano. Seguiu-se, na Sala Marconi, da Rádio Vaticano,  um refresco com a premiação de alguns membros do pessoal.

Deixe uma resposta