Diocese São Carlos fev 22, 2018

Mensagem do Papa Francisco aos jovens: a JMJ é para os corajosos!

Da redação, com informações do Vatican News

“Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus (Lc 1, 30).” Este é o tema da mensagem do Papa Francisco em preparação à XXXIII Jornada Mundial da Juventude, celebrada em nível diocesano no Domingo de Ramos (25 de março).

A mensagem do Pontífice foi divulgada esta quinta-feira (22/02). Trata-se da segunda mensagem que o Papa dirige aos jovens durante o caminho de preparação da JMJ do Panamá, que se realizará em janeiro de 2019.
Francisco escolheu Nossa Senhora para acompanhar a juventude católica nesta peregrinação espiritual.

No texto, Francisco afirma que a JMJ é para os corajosos, “não para jovens que procuram apenas a comodidade, recuando à vista das dificuldades. Aceitam o desafio?”.

Como em outras edições, o Pontífice utiliza a linguagem juvenil, falando de “likes”, “photoshop” e “smartphone”.

“Não deixem, queridos jovens, que os fulgores da juventude se apaguem na escuridão duma sala fechada, onde a única janela para olhar o mundo seja a do computador e do smartphone. Abri de par em par as portas de sua vida! Que seus espaços e tempos sejam habitados por pessoas concretas, relações profundas, que deem a possibilidade de compartilhar experiências autênticas e reais em seu dia-a-dia”, escreve o Papa.

A mensagem do ano passado era centralizada nas palavras do Magnificat, enquanto no próximo ano a atenção será à resposta de Maria ao anjo.

Segundo o responsável pelo Setor Juventude do Dicastério dos Leigos, Família e Vida, Pe. João Chagas, esta “trilogia mariana” é expressão do desejo de Francisco de oferecer aos jovens de todo o mundo uma visão teologal da própria existência, fazendo memória do passado, tendo coragem no presente e esperança no futuro:

Ouça a entrevista com o Padre João Chagas
Assista ao comentário do Pe. João Chagas à mensagem do Papa Francisco