Diocese São Carlos dez 15, 2016

Jubileu de Prata Sacerdotal

Por padre Robson Caramano. Foto de Daniel Silva

Aconteceu na noite de terça-feira, 13, a Missa em Ação de Graças pelos 25 anos de Ordenação Presbiteral do Padre Eduardo Malaspina que aconteceu na Paróquia São Nicolau de Flüe, na cidade de São Carlos. A celebração contou com a presença de bispos, filhos da Diocese e o Bispo diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, que realizou a homilia. Além dos bispos se fizeram presentes padres, diáconos, religiosos e religiosas, juntamente com todo o povo de Deus das cidades e paróquias pelas quais pe. Eduardo passou.

Padre Eduardo Malaspina Nasceu em Tabatinga, SP, no dia 12 de julho de 1967. É filho do Sr. Odino Malaspina e da Sra. Ivonete Alves de Souza, ele é o segundo filho de três irmãos.

Ingressou no Seminário Diocesano de São Carlos em 7 de fevereiro de 1982. Foi ordenado Diácono na paróquia de São Geraldo em Araraquara, SP, em 06 de setembro de 1991 e Presbítero em Tabatinga, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, no dia 13 de dezembro de 1991, por Dom Constantino Amstalden, Bispo da Diocese de São Carlos.

Seu lema de ordenação

Diaconal: “Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me concedeu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério” – 1 Timóteo 1,12

Presbiteral:  “…e Jesus ia com eles”- Lucas 24,15

Seus Estudos

Completou o curso primário e o antigo ‘ginásio’ no Grupo Escolar Professor Paulista e na Escola Estadual de 1º e 2º grau “Prof. Abdalla Miguel”, em Tabatinga. Ingressando no Seminário cursou o segundo grau no Colégio Diocesano La Salle, em São Carlos (1982-1984). Fez Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1985-1987) e Teologia na Puccamp, em Campinas ( 1988-1991). Fez Licenciado em Filosofia pela Faculdade Claretiana, de Batatais (1999). Cursou Ciência da Comunicação Social, na Universidade Salesiana, em Roma (1999-2000) e Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração em Bauru (2001-2004).  E Mestrado em Teologia Pastoral na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (atual PUC SP, em São Paulo (2009-2012).

Lugares de atuação como padre

Como Padre foi Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Jau (1992), Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense, SP, (1992-1999), Secretário Diocesano de Pastoral e Coordenador Diocesano da Pastoral da Diocese de São Carlos (2000-2008). Foi por três mandatos do Conselho de Presbíteros, representante dos presbíteros em diversos Encontros Nacionais de Presbíteros e Professor do Seminário do Propedêutico e Filosofia.

Atualmente é Pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos, SP (2001), Professor do Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino (INFISTA), e Chanceler do Bispado.