Diocese São Carlos fev 19, 2018

Jubileu de Ouro – Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Araraquara

Jubileu de Ouro – Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Araraquara

Da redação, com informações e fotos de Dani Silotto – Pascom Nossa Senhora Aparecida de Araraquara

Cinquenta anos de fé, devoção e amor a Deus e a Maria – mãe da Igreja. Foi com a participação intensa de toda a comunidade que a paróquia Nossa Senhora Aparecida de Araraquara celebrou o seu Jubileu de Ouro. Os 50 anos, completados nesse domingo, 18 de fevereiro, foram comemorados com um Tríduo em Louvor ao Cinquentenário, que reuniu inúmeros fieis da comunidade, cidade e de toda a região, e contou com a presença do nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa.

Três noites de graças

As celebrações se iniciaram no dia 16 de fevereiro, com a Missa das Bênçãos, presidida pelo Padre José Antônio, de Dourado.

No dia 17 de fevereiro, a Santa Missa foi celebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Ecônomo da Diocese, Padre Nelson da Silva Ramos, e contou ainda com a presença do missionário Rodrigo Ferreira, da comunidade Missão Louvor e Glória.

Além de pedir bênçãos e graças para toda a Igreja, por meio da intercessão de Maria e da misericórdia de Deus, a comunidade se uniu em oração pelo Padre Nelson que comemorou, de forma mais que especial, os seus 23 anos de ordenação presbiteral, sendo quase 17 deles à frente da paróquia. Sinônimo de fé, trabalho e unidade, Padre Nelson recebeu o carinho dos paroquianos e de todos os presentes.

Dom Paulo Cezar, Bispo Diocesano, foi quem presidiu o último dia do Tríduo, celebrado nesse domingo, e comemorou junto com todos os presentes os 50 anos de instalação da Paróquia. Unido ao pároco padre Nelson da Silva Ramos, ao Padre João Eudes Alves Ferreira, vigário paroquial, ao Cônego Bento Bráz Belluci, ao padre Juliano Alécio, ao padre Sérgio Antonio Pereira Leonel, Diácono Márcio Santos e todos os paroquianos, Dom Paulo Cezar abençoou a “casa da Mãe” e todos os seus filhos.

 

Guiados pelo Espírito Santo de Deus

Participando ativamente das comemorações do Cinquentenário da Paróquia de Araraquara, que se iniciaram em outubro de 2017, com a Festa da Padroeira em louvor ao Tricentenário do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, Dom Paulo Cezar, durante sua homilia, exortou cada um sobre a esperança no amor de Deus e de como devemos nos deixar ser guiados e levados pelo Espírito Santo. “Irmãos, tudo o que temos é obra do amor de Deus. Dos pequenos projetos aos grandes, como esta nossa Paróquia que completa seus 50 anos hoje, tudo é projeto do amor de Deus, é a obra do Senhor sendo realizada. A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, por meio de todos os padres – em especial ao Padre Nelson Ramos, que acaba de celebrar seus 23 anos de ordenação presbiteral, sendo quase 17 anos vividos nesta comunidade – e dos leigos que doaram e doam suas vidas, conduz cada um a experimentar e a viver o amor de Deus, em sua própria casa!

Sobre o Evangelho de hoje, vemos Jesus ser conduzido pelo Espírito Santo ao deserto. Lá, Ele é tentado. Lá, Ele vence a tentação, porque ele é o Filho de Deus e porque ele se deixa conduzir pelo Espírito de Deus. É a este mesmo Espírito a quem devemos seguir, deixando-nos conduzir para que vençamos as tentações, o comodismo, o fechamento em nós. O Espírito Santo de Deus nos dá a vitalidade, Ele nos ajuda a vencer, a superar todo o mal. Pensemos em como este mesmo Espírito nos conduziu e conduz esta nossa comunidade – onde tantos padres e leigos doaram suas vidas, cada um sendo um elo imprescindível de uma corrente – para que a obra de Deus seja realizada, para que levemos o Reino do Céu a todas as pessoas e para que vivamos a Sua verdade.”, ressaltou.

Ainda sobre o Evangelho, Dom Paulo Cezar falou sobre a “Boa Nova”, que é o próprio Cristo e como toda a comunidade da paróquia Nossa Senhora Aparecida testemunha, há 50 anos, a “Boa Nova” de Deus. “Após vencer a tentação, Jesus vai para a Galileia anunciar a Boa Notícia: a de que o Reino de Deus está próximo. Amados, Jesus é a grande boa notícia! Ele é o Evangelho! Os quatro Evangelhos falam do Evangelho que é o Cristo! Jesus é a boa notícia que nos salva, nos liberta, nos dá vida. E é com grande alegria que testemunhamos esta Boa Nova nesses 50 anos da paróquia Nossa Senhora Aparecida. Mas há mais! “Convertei-vos e crede no Evangelho” são as palavras de Cristo para todos nós. E, neste tempo da Quaresma, é importante nos perguntarmos o que é a conversão? Conversão é identificar o que precisa ser mudado em nossas vidas – gestos, atitudes – tendo por parâmetro o Evangelho, a Palavra de Deus. Conversão é passarmos do pior para o melhor, ajudados pelo Espírito Santo. Neste tempo quaresmal, fiquemos atentos às coisas que precisam ser mudadas e mudemos, seguindo o nosso grande ideal, o modelo de perfeição: Jesus Cristo! Peçamos a graça, neste momento especial da conversão, de sentirmos verdadeiramente o amor gratuito de Deus na nossa vida, que se mostra abundantemente nesta Paróquia. Que o Espírito de Deus conduza a cada um e a toda esta comunidade, para que todos possam sentir o verdadeiro amor e, assim, continuem doando suas vidas e produzindo muitos frutos. Amém!”

 

Monumento de devoção e amor

Sob as bênçãos de Dom Paulo Cezar, no último dia do Tríduo, foi entregue à comunidade um lindo monumento, instalado na praça da igreja, que celebra a devoção de todo um povo a Nossa Senhora Aparecida, mãe e intercessora fiel, que sustenta e guarda seus filhos com seu manto de amor e os conduz ao único caminho que leva à verdadeira vida: seu filho Jesus.

 

Histórico – 50 anos

A paróquia de Nossa Senhora Aparecida, localizada na Vila Xavier, em Araraquara, foi instalada em 18 de fevereiro de 1968. Desde o seu início, a paróquia teve a graça de contar com uma comunidade fortemente ativa e participativa, que sempre se engajou nos trabalhos a serviço do Reino de Deus, o que culminou com o nascimento de diversas pastorais, como as Senhoras das Vocações, que perpetuam até hoje. É sempre uma alegria ressaltar que a acolhida dentro da comunidade é diversa: crianças, jovens, adultos e idosos doam seus talentos e dons nas mais variadas pastorais, fortalecendo as ações evangelizadoras da Igreja.

Vivendo sob os cuidados de Maria, “Mãe das Vocações”, é sempre uma alegria ressaltar os vocacionados que surgiram no seio da Paróquia Nossa Senhora Aparecida: padre Sérgio Antonio Pereira Leonel, (Padre Serginho), atual Vice-Reitor do Seminário de Filosofia; padre José Roberto Agostinho, vigário paroquial da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e o seminarista Ruan Marques. Fiel, a comunidade mantém as orações para que mais vocacionados surjam e levem o amor do Cristo Ressuscitado a todos os povos e nações.

Além da matriz Nossa Senhora Aparecida, a paróquia conta, também, com a comunidade-Capela Sagrado Coração de Jesus, instalada em 1971.

Desde sua criação, doaram-se à paróquia os padres Humberto Lauand, José Antonio Pachielli, Bento Bráz Belluci, Gilmar Siqueira, Nicolau Sanitá Neto e Diácono Permanente Norberto Bovo, além do pároco Padre Nelson da Silva Ramos, o vigário paroquial, padre João Eudes Alves Ferreira, e o Diácono Permanente, Marcio Santos, que hoje pastoreiam a comunidade pelos caminhos do Senhor.

Confira as fotos desta celebração clicando aqui

 

 

 

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.