Diocese São Carlos jul 13, 2018

Jovens Brasileiros se mobilizam para participar da Jornada Mundial da Juventude 2019

Da Redação, com informações da CNBB

Falta pouco mais de 6 meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 22 a 27 de janeiro de 2019, no Panamá e os jovens brasileiros já se preparam para o maior encontro da juventude católica.

A confirmação da participação de Francisco na JMJ 2019 anunciada esta semana movimentou ainda mais a juventude. Em todo o país, grupos de jovens das arquidioceses, como a de São Paulo, Bahia, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro, se organizam para participar do evento.

Em Salvador (BA), um grupo da arquidiocese está se organizando para a viagem. O desejo do então bispo auxiliar e responsável pelo setor juventude, dom Gilson Andrade da Silva é que todos os jovens da arquidiocese possam viver essa experiência juntos.

Gabriel Casali. Arquivo Pessoal

“Participar deste evento é renovar o ‘ser Igreja’, é alimentar a unidade em nosso coração. Em meio a tantas ideologias e novas denominações poder presenciar que nossa Igreja é viva e jovem, reaviva em nosso coração o desejo de pertencer a ela e fazê-la dar frutos através de nossa busca pela santidade. É então também uma renovação de fé”, destaca o jovem da paróquia Nossa Senhora do Resgate, Gabriel Casali – um dos integrantes da delegação baiana.

Para viabilizar a viagem, a juventude de algumas paróquias baianas tem realizado atividades para arrecadar dinheiro para poder mandar a maior quantidade possível de jovens. Neste sábado (14), às 9h, haverá uma reunião extraordinária com todos os jovens da arquidiocese que desejam participar da Jornada.

“É a maior experiência que um jovem católico pode ter e vale o esforço para estar presente, vivendo esse momento. Quando digo que vale o esforço, vale o esforço dos sacerdotes e paróquia também, para ver seus jovens lá”, diz Gabriel, que aos 21 anos já esteve presente nas duas anteriores, JMJ Rio de Janeiro (Brasil), em 2013, e JMJ Cracóvia, em 2016.

Arquivo pessoal

A mistura de culturas é um ponto alto da JMJ que é uma experiência rica de troca de experiência com jovens de todo o mundo se unem em uma só voz para rezar juntos. “Minha expectativa é que da mesma forma que eu pude viver essa experiência e me apaixonar ainda mais por minha Igreja, esse amor seja renovado e meu coração volte ainda mais inflamado e desejoso de me doar por ela. Que assim também seja na vida de cada jovem que estiver lá presente. Que todos saíamos revigorados e enviados pelo Santo Padre possamos cumprir a missão que o Senhor nos designa aqui, em nossas arquidioceses”.

A JMJ é organizada pela Igreja Católica a cada três anos. Essa será a 3ª JMJ do papa Francisco, depois do Rio de Janeiro em 2013 e Cracóvia em 2016. Ao se realizar no mês janeiro, tendo em conta o verão austral, o encontro no Panamá deverá ter menos afluência europeia, mas uma participação mais forte dos países da América Latina, e especialmente da América Central. “O Brasil precisa dos frutos da JMJ: corações jovens inflamados de amor pelo Senhor e Sua Igreja!”, finaliza Gabriel

Programação da JMJ 2019

A pré-Jornada (dias nas dioceses) acontecerá em outros dois países, Nicarágua e Costa Rica, ali a semana missionária acontecerá de 17 a 20 de janeiro. A programação destes dias é de responsabilidade de cada Diocese. Para se inscrever na pré-JMJ basta acessar o site da Diocese e escolher em qual  deseja estar. A taxa de colaboração para estes dias é de U$ 50,00 (cinquenta dólares).

A tradicional Feira Vocacional ganha novo nome na jornada do Panamá: “Siga-me”! A feira, que acontecerá no Parque Omar Torrijos, estará aberta para os peregrinos entre os 22 e 25 de janeiro. Além de stands de várias expressões vocacionais, os participantes da JMJ poderão participar de workshops e partilhar a vida e caminhada com sacerdotes e leigos comprometidos.Seis palcos ao ar livre e seis Igrejas com momentos de Adoração serão os espaços para o Festival da Juventude  que trará apresentações musicais, teatrais, exibições de filmes, momentos de oração, entre outros. Mais de 300 inscrições foram realizadas para a apresentação no festival.

As catequeses da JMJ serão realizadas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, das 09h às 12h. Cada um dos dias de catequese terá um tema específico e ao final, o Bispo que conduziu o momento presidirá a Santa Missa.

“Renova-me”, local do Perdão na JMJ 2019

Um convite para experimentar, no encontro com Cristo, alegria e prazer! Esta é a proposta do Parque “Renova-me”, o parque do Perdão da JMJ do Panamá. Junto com a Feira Vocacional, acontecerá no Parque Omar Torrijos, de 23 a 25 de janeiro.

O local servirá para Padres peregrinos atenderem em confissão os participantes da JMJ. Os sacerdotes que desejam prestar este atendimento, devem se inscrever no site da Jornada e dispor de, no mínimo, 2hs para as confissões. Cerca de 250 confessionários estão sendo providenciados pela organização do evento.

Conheça a versão em Português do hino da JMJ Panamá 2019

Mais de 25 cantores católicos participaram da gravação do Hino Oficial em português da Jornada Mundial da Juventude 2019.