Diocese São Carlos jul 13, 2018

Jovens Brasileiros se mobilizam para participar da Jornada Mundial da Juventude 2019

Jovens Brasileiros se mobilizam para participar da Jornada Mundial da Juventude 2019

Da Redação, com informações da CNBB

Falta pouco mais de 6 meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 22 a 27 de janeiro de 2019, no Panamá e os jovens brasileiros já se preparam para o maior encontro da juventude católica.

A confirmação da participação de Francisco na JMJ 2019 anunciada esta semana movimentou ainda mais a juventude. Em todo o país, grupos de jovens das arquidioceses, como a de São Paulo, Bahia, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro, se organizam para participar do evento.

Em Salvador (BA), um grupo da arquidiocese está se organizando para a viagem. O desejo do então bispo auxiliar e responsável pelo setor juventude, dom Gilson Andrade da Silva é que todos os jovens da arquidiocese possam viver essa experiência juntos.

Gabriel Casali. Arquivo Pessoal

“Participar deste evento é renovar o ‘ser Igreja’, é alimentar a unidade em nosso coração. Em meio a tantas ideologias e novas denominações poder presenciar que nossa Igreja é viva e jovem, reaviva em nosso coração o desejo de pertencer a ela e fazê-la dar frutos através de nossa busca pela santidade. É então também uma renovação de fé”, destaca o jovem da paróquia Nossa Senhora do Resgate, Gabriel Casali – um dos integrantes da delegação baiana.

Para viabilizar a viagem, a juventude de algumas paróquias baianas tem realizado atividades para arrecadar dinheiro para poder mandar a maior quantidade possível de jovens. Neste sábado (14), às 9h, haverá uma reunião extraordinária com todos os jovens da arquidiocese que desejam participar da Jornada.

“É a maior experiência que um jovem católico pode ter e vale o esforço para estar presente, vivendo esse momento. Quando digo que vale o esforço, vale o esforço dos sacerdotes e paróquia também, para ver seus jovens lá”, diz Gabriel, que aos 21 anos já esteve presente nas duas anteriores, JMJ Rio de Janeiro (Brasil), em 2013, e JMJ Cracóvia, em 2016.

Arquivo pessoal

A mistura de culturas é um ponto alto da JMJ que é uma experiência rica de troca de experiência com jovens de todo o mundo se unem em uma só voz para rezar juntos. “Minha expectativa é que da mesma forma que eu pude viver essa experiência e me apaixonar ainda mais por minha Igreja, esse amor seja renovado e meu coração volte ainda mais inflamado e desejoso de me doar por ela. Que assim também seja na vida de cada jovem que estiver lá presente. Que todos saíamos revigorados e enviados pelo Santo Padre possamos cumprir a missão que o Senhor nos designa aqui, em nossas arquidioceses”.

A JMJ é organizada pela Igreja Católica a cada três anos. Essa será a 3ª JMJ do papa Francisco, depois do Rio de Janeiro em 2013 e Cracóvia em 2016. Ao se realizar no mês janeiro, tendo em conta o verão austral, o encontro no Panamá deverá ter menos afluência europeia, mas uma participação mais forte dos países da América Latina, e especialmente da América Central. “O Brasil precisa dos frutos da JMJ: corações jovens inflamados de amor pelo Senhor e Sua Igreja!”, finaliza Gabriel

Programação da JMJ 2019

A pré-Jornada (dias nas dioceses) acontecerá em outros dois países, Nicarágua e Costa Rica, ali a semana missionária acontecerá de 17 a 20 de janeiro. A programação destes dias é de responsabilidade de cada Diocese. Para se inscrever na pré-JMJ basta acessar o site da Diocese e escolher em qual  deseja estar. A taxa de colaboração para estes dias é de U$ 50,00 (cinquenta dólares).

A tradicional Feira Vocacional ganha novo nome na jornada do Panamá: “Siga-me”! A feira, que acontecerá no Parque Omar Torrijos, estará aberta para os peregrinos entre os 22 e 25 de janeiro. Além de stands de várias expressões vocacionais, os participantes da JMJ poderão participar de workshops e partilhar a vida e caminhada com sacerdotes e leigos comprometidos.Seis palcos ao ar livre e seis Igrejas com momentos de Adoração serão os espaços para o Festival da Juventude  que trará apresentações musicais, teatrais, exibições de filmes, momentos de oração, entre outros. Mais de 300 inscrições foram realizadas para a apresentação no festival.

As catequeses da JMJ serão realizadas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, das 09h às 12h. Cada um dos dias de catequese terá um tema específico e ao final, o Bispo que conduziu o momento presidirá a Santa Missa.

“Renova-me”, local do Perdão na JMJ 2019

Um convite para experimentar, no encontro com Cristo, alegria e prazer! Esta é a proposta do Parque “Renova-me”, o parque do Perdão da JMJ do Panamá. Junto com a Feira Vocacional, acontecerá no Parque Omar Torrijos, de 23 a 25 de janeiro.

O local servirá para Padres peregrinos atenderem em confissão os participantes da JMJ. Os sacerdotes que desejam prestar este atendimento, devem se inscrever no site da Jornada e dispor de, no mínimo, 2hs para as confissões. Cerca de 250 confessionários estão sendo providenciados pela organização do evento.

Conheça a versão em Português do hino da JMJ Panamá 2019

Mais de 25 cantores católicos participaram da gravação do Hino Oficial em português da Jornada Mundial da Juventude 2019.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.