Diocese São Carlos abr 16, 2018

Integração em rede é destaque na comunicação da 56ª Assembleia Geral da CNBB

Da Redação, com informações da CNBB – Por Franklin Machado

A Assessoria de Imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) montou um plano de comunicação voltado para a oferta de informações para a melhor compreensão dos assuntos tratados pelo episcopado durante a 56ª Assembleia Geral. Redes sociais, notícias contextualizadas sobre o tema central no site, momentos de encontro com bispos, entrevistas coletivas e meeting points são alguns dos serviços disponíveis para os jornalistas.

Durante o Encontro Nacional dos Jornalistas da CNBB, realizado entre os dias 16 e 18 de março de 2018 em Brasília (DF), foi firmado um acordo com as assessorias de imprensa dos 18 regionais da CNBB, dioceses e arquidioceses no intuito de uma integração da comunicação da Igreja no Brasil. Além de divulgar o que acontece durante a Assembleia Geral os assessores presentes no encontro também se comprometeram com o envio de sugestões de pautas e a participação com perguntas durante os meeting points e entrevistas coletivas através das plataformas digitais.

Para Carolyne Rodrigues Franco, assessora de imprensa do Regional Norte 2 da CNBB, que corresponde aos estados do Pará e Amapá, a cobertura integrada da 56ª Assembleia Geral da CNBB possibilita uma maior contextualização do que acontece durante o evento. “Está havendo uma maior proximidade entre as pessoas interessadas nos conteúdos refletidos pelos bispos em Aparecida. Percebo um aumento no interesse do público a partir da interação com as redes sociais do Regional Norte 2 desde o início da Assembleia Geral”, relatou.

Tiago de Souza Barbosa, assessor de comunicação e seminarista da Diocese de Marília (SP), relata que neste ano as notícias da Assembleia Geral tem chegado nas Dioceses de uma forma leve e criativa. “O trabalho feito pelas coletivas de imprensa e os meeting points tem aprofundado os assuntos referentes a ação evangelizadora da Igreja no Brasil de uma maneira muito participativa, dando oportunidade a todas as assessorias que não estão presentes no evento, de também refletir com os bispos a grande realidade da formação presbiteral”. O jornalista enfatizou, ainda, que “as pautas enviadas pela Assessoria de Imprensa da CNBB estão repletas de abordagens novas o que faz com que todos recebam com entusiasmo toda a reflexão feita pelo episcopado”, completou.