Diocese São Carlos jun 30, 2017

Instituto de Filosofia encerra semana de estudos

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

Seminaristas de filosofia da Diocese de São Carlos encerram primeiro semestre com a semana de apresentações dos trabalhos de pesquisas dos alunos do terceiro ano.

Todos os anos, o Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino (Infista) promove uma semana especial dirigida aos alunos do curso.  Prof. Ms . Pe. Marcos Eduardo Coró, diretor do Infista, conta nos  a importância desta semana com as  apresentações dos artigos filosóficos.

As apresentações foram dirigidas pela turma do terceiro ano de filosofia e cada aluno teve um docente arguidor.

O estudante do 2º ano, seminarista Getúlio Aparecido Batistela, comenta o que achou desta semana: “Foi riquíssima de aprofundamento e compreensão da importância da pesquisa e do estudo na vida acadêmica. Tivemos a oportunidade de testemunhar o grande esforço dos nossos irmãos do terceiro ano em suas apresentações. Uma semana que desperta em todos nos o gosto pela busca do conhecimento. Que sejamos como se define a palavra filosofia, amigos do Saber”.

Para o Professor e vice-reitor do Seminário Maior São João Paulo II, Padre Sergio Leonel, esta semana é uma oportunidade de ver o crescimento da caminhada dos seminaristas onde os mesmos podem dar um pouco do que aprenderam nestes três últimos anos.

Professor Doutor Padre Marcio Coelho, organizador da Semana de Pesquisa, destacou que esta semana proporciona aos seminaristas um autêntico e integral processo: humano, espiritual, intelectual e pastoral, centrado em Jesus Cristo o Bom Pastor.

O seminarista Lucas da Silva, do terceiro, destacou ser uma semana de extrema importância: “Foram 5 dias de apresentações dos TCCs onde cada aluno pode expor seu projeto de pesquisa aos Padres formadores do instituto, irmãos seminaristas e paroquianos que estavam presentes. Em especial agradeço ao povo de Deus pelas orações e a Diocese juntamente com todo corpo docente e formativo pelo incentivo a minha Vocação” – afirmou Silva.

Na quinta feira, 29, foram apresentados os temas:  “ A compaixão sob o olhar de Schopenhauer’ , pelo seminarista Davi Celestino Peccin  e teve como arguidor o Prof. Pe. José Reinaldo Vieira.

Na sequencia foi apresentada a temática “ O dasein humano que caminha para morte segundo Martin Heidegger” ,  tema: apresentado pelo seminarista Laudemir Antunes de Carvalho Jr., e como arguidor o Prof. Padre José Reinaldo Veira.

Encerrando as apresentações da quinta feira ,  o seminarista Vagner Peruchi, apresentou o tema: “ A importância da educação Institucional na conscientização ética”,  seu arguidor foi o Prof. Pe. Luiz Albertus Sleutjles.

Nesta Sexta feira se apresentaram os seminaristas Giovani Teixeira Ballione com  a temática: “Uma busca pela verdade o processo do conhecimento e a busca da verdade Agostinho de Hipona”, tendo como arguidor foi o Prof. Ms. Pe. Marcos Eduardo Coró.

Na sequência, o seminarista Bruno de Oliveira,  apresentou o tema: “ A existência de Deus nas Meditações Metafisicas de Descartes “ apresentação na qual  Prof. Dr. Pe. Márcio Coelho foi o arguidor.

Encerrando esta semana os docentes Padre Ms. Pe. Jorge Aparecido Nahra e Dr. Padre Marcio Coelho, organizadores do evento, fizeram uma palestra abordando a “Perspectiva de novas pesquisas”, visando uma metodologia positiva para as próximas apresentações.