Inscrições abertas para Missão Jovem em Caxias do Maranhão-MA

0
105

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com informações e fotos de Valesca Montenegro,  Jovens Conectados

Em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, todos os presentes na Praia de Copacabana, lembraram o envio dos discípulos por Jesus à margem do mar da Galiléia, quando o Senhor disse: “Ide fazei discípulos todos os povos”. Nas palavras do Papa Francisco, fez-se ouvir: “Ide, sem medo, para servir. Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe mais alegria”.  A Comissão Nacional Episcopal para a juventude da CNBB, apresenta para os jovens de todo o Brasil um novo envio missionário: A missão jovem na Amazônia!

A Missão na Amazônia faz parte de um dos três grandes eixos apresentados pelo projeto Rota 300, como uma linha de ação que possibilita a vivência missionária. Esta missão favorece o que o Papa Francisco expressou no encontro com os membros da CNBB, por ocasião de sua visita ao nosso país, dizendo que toda a Amazônia, como um grande jardim, deve ser respeitado e cuidado pelo homem. Os jovens que participarão da Missão Jovem deste ano, também são chamados demonstrarem o zelo e o cuidado pela criação que Deus confiou nos confiou.

Encontro marcado em Caxias do Maranhão

Caxias do Maranhão faz parte da Amazônia Legal. A Diocese de Caxias é de uma grande identidade missionária e trás uma das mais belas experiências de missões de Igreja no país. Nela os jovens poderão beber de uma profunda experiência missionária com o povo de Deus que caminha. E não serão poucos os “agraciados”, pois mais de 3 mil jovens estão esperando para serem chamados para a missão desde 2014.

Após a avaliação da experiência missionária realizada nesse ano, as comissões acharam melhor que o projeto “Missão Jovem na Amazônia” entrasse no eixo missionário do Projeto “300 anos de bênçãos: com a Mãe Aparecida, Juventude em Missão”, um projeto da Comissão de Juventude aprovado nas várias instâncias da CNBB e apresentada e acolhida na 53a. Assembleia da CNBB em Aparecida.

A partir de agora os jovens candidatos para a “Missão jovem” deverão viver antes a experiência missionária em suas dioceses. Somente depois, após um acompanhamento, poderão ser indicados para a Missão Jovem em outras dioceses. Dessa forma, poderá ser valorizada a inserção eclesial do jovem, evitando “modismos” missionários que pode não contribuir para o amadurecimento da Fé do jovem.

Jovens em missão durante o Encontro Nacional de Jovens dos Movimentos e Novas Comunidades em Belém do Pará, em 2015

>>Pra ficar Ligado na Missão Jovem na Amazônia 2017<<

Publico Alvo: 
Jovens a partir de 18 anos das diversas dioceses do Brasil, que desejam conhecer e conviver com a realidade missionária da Igreja.

Inscrições:
– As inscrições deverão ser feitas via e-mail juventude@cnbb.org.br, até o dia 10/11;
– Cada jovem que deseja participar da Missão, deverá procurar o seu setor juventude, pois, foram disponibilizadas apenas 2 vagas por diocese;
– As vagas não preenchidas, serão disponibilizadas posteriormente para os demais jovens, após 10/11;
– Embora o convite seja feito a cada 2 jovens por diocese, serão disponibilizadas apenas 300 vagas, preenchidas por ordem de chegada. Atingindo essa cota, as inscrições estarão encerradas;

Taxas:
– A taxa de inscrição será de R$50,00 (inclusos: camiseta, cruz, bolsa e o caderno de mística).
– É importante lembrar que os custos de transporte até o local da Missão, serão de responsabilidade da diocese ou do jovem missionário, ficando a comissão isenta de qualquer responsabilidade de locomoção até o local da Missão.

Capacitação:
– Os jovens inscritos, deverão fazer o curso em EAD da Missão como preparação;
– Padres também poderão se inscrever para ajudar nos Sacramentos e nos atendimentos, a inscrição também será através do e-mail juventude@cnbb.org.br.

“Ide, sem medo!”

A exemplo de Jesus, o missionário do Pai, que sendo Deus se fez pobre (cf. Fl. 2,6-7) e veio morar entre nós (cf. Jo.1,14), e também motivados pelas palavras do Papa Francisco, a proposta dessa experiência missionária é ir sem medo para servir numa atitude de escuta e despojamento.  Assim seguirá toda a experiência: Escutar, formar, celebrar e enviar.

Ficou interessado? Procure o responsável do seu Setor Juventude, ou seu Bispo referencial. Estar em Missão é uma das experiências mais bonitas da vida. O missionário recebe muito mais do que imagina e sem sombras de dúvidas, não volta para casa a mesma pessoa. É no encontro com o outro, que descobrimos a beleza das diferenças e sentimos concretamente o Amor de Deus por nós.

Essa é a hora! Aproveite, participe!

Deixe uma resposta