Infista promove semana dedicada a pesquisa com apresentação de 12 trabalhos

0
615

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

De 26 a 30 de junho acontece no Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino (Infista ) a Semana de Pesquisa. A programação reúne a produção científica desenvolvida pelos alunos seminaristas do terceiro ano de filosofia, o estudo tem como objetivo trazer uma atualização em assuntos que dizem a respeito à doutrina da Igreja e ao trabalho pastoral. Os 12 trabalhos inscritos que serão avaliados e terá um arguidor para comentar ou fazer provocações sobre a temática apresentada.

A abertura desta Semana de Pesquisa foi na manhã desta segunda-feira (26), na Sala Principal do Infista, com uma provocação do nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, sobre as principais perceptivas e desafios de ser método e disciplina para os estudos filosóficos: “ É preciso ter amor e dedicação com as causas de Deus, a filosofia é um estudo para que possamos pensar ,  afim de atingirmos uma maturidade intelectual . Vocês alunos de filosofia , são os primeiros agentes de seus próprios estudos , é preciso ler os pensamentos dos filósofos, é importante ter dedicação e gastar tempo nas leituras”.

Na oportunidade, Dom Paulo, partilhou os 4 princípios filosóficos apresentado pelo Papa Francisco, através do “Evangelii Gaudium”, “A filosofia nos ajuda a pensar e ater uma compreensão melhor da vida e da realidade a nossa volta . Foi uma alegria , ensinar e compartilhar esta manha com vocês”, finalizou o bispo.

Estiveram presente os padres Marcos Coró, diretor do Infista , Padre Marcio Coelho,  tutor presencial , Padre Carlos Alberto Giacone, Vigário Espiscopal de São Carlos e docente , padre Sergio Leonel, docente de filosofia e vice reitor do Seminário Maior São João Paulo II , e o reitor do Seminário Maior São João Paulo II , Padre Edson Godoy.

A primeira apresentação foi realizada pelo seminarista Nicolas Batista dos Santos sobre a temática ” A angústia no homem contemporâneo segundo Jean Paul Sartre”, e teve como arguidor o Prof. Vigário Espiscopal Padre Carlos Alberto Giacone.

Confira a programação desta semana:

Deixe uma resposta