Igreja recorda 1º ano da canonização de Madre Teresa de Calcutá

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com informações da Rádio Vaticano

Há exatamente um ano, no dia 4 de setembro, a Praça de São Pedro, no Vaticano, ficou lotada para canonização de Madre Teresa de Calcutá.

Mais de 120 mil fiéis participaram da cerimônia e ouviram do Papa Francisco as seguintes palavras: “Hoje entrego a todo o mundo do voluntariado esta figura emblemática de mulher e de consagrada: que ela seja o vosso modelo de santidade! Parece-me que, talvez, teremos um pouco de dificuldade de chamá-la de Santa Teresa: a sua santidade é tão próxima de nós, tão tenra e fecunda, que espontaneamente continuaremos a chamá-la de ‘Madre Teresa’”.

Em sua terra natal, na Albânia, a Igreja está celebrando o primeiro aniversário de canonização com iniciativas que começaram no dia 26 de agosto (dia do nascimento de Madre Teresa) e se concluirão no dia 5 de setembro, data da sua morte e memória litúrgica.

Entre os eventos, houve a sagração episcopal do Bispo de Rrëshen, Dom Gjergj Meta, e a dedicação da Catedral reconstruída de Antivari de Montenegro a São Pedro.

Nesta terça-feira, 5, haverá ainda a consagração do Santuário dedicado a Madre Teresa em Prishtina, Kosovo. A Missa será celebrada pelo enviado do Papa Francisco, o Cardeal Ernest Troshani, sobrevivente da perseguição comunista.