Diocese São Carlos set 29, 2017

“Fake news” são tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018

“Fake news” são tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com informações da Rádio Vaticano

“A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Notícias falsas e jornalismo de paz”. Este é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018.

O tema foi anunciado pelo Vaticano nesta sexta-feira, 29, e o próprio Papa também o anunciou em uma postagem no twitter: “Escolhi como tema para o Dia da Comunicação 2018: “A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Notícias falsas e jornalismo de paz”, escreveu em sua conta @Pontifex_pt.

Popularmente conhecidas como “fake news”, as notícias falsas constituem informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões, explica a Secretaria para a Comunicação em comunicado divulgado hoje.

“Em um contexto em que as empresas de referência das redes sociais e o mundo das instituições e da política começaram a enfrentar esse fenômeno, também a Igreja quer oferecer uma contribuição propondo uma reflexão sobre causas, lógicas e consequências da desinformação nas mídias e ajudando na promoção de um jornalismo profissional, que procura sempre a verdade e por isso um jornalismo de paz que promova a compreensão entre as pessoas”, afirma o comunicado.

O tema já vem sendo abordado pela Igreja. Nesta quinta-feira, 29, o Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Mons. Dario Edoardo Viganò, fala sobre as “fake news”, durante encontro sobre jornalismo realizado em Milão, na Itália. Ele destacou a necessidade dos usuários das redes sociais recuperarem o senso crítico e terem o cuidado de ler com atenção a informação que está sendo ali veiculada.

Sobre a data

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única data mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II. A data é celebrada em muitos países no domingo que precede a Solenidade de Pentecostes, que em 2018 será em 13 de maio.

Para a ocasião, o Papa costuma preparar uma mensagem, que é tradicionalmente publicada no dia 24 de janeiro, Dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.