Diocese São Carlos nov 15, 2018

Está aberta a XXVI Assembleia Diocesana de Pastoral

Com informações do Padre Anderson Rodrigo e fotos do Pasconeiro  Henrique Carleti Silva

Na manhã desta quinta- feira (15), deu-se início a XXVI Assembleia Diocesana: Igreja Casa da Palavra e da Formação do Discípulo Missionário.

Padre Marcelo Aparecido Souza, Coordenador Diocesano de Pastoral, fez a acolhida a todos os delegados das diversas paróquias da Diocese de São Carlos, no Centro Internacional de Convenções Nelson Barbieri, na cidade de Araraquara, Vicariato de São Bento. Convocou nosso bispo diocesano, Dom Paulo Cezar Costa e seu auxiliar, Dom Eduardo Malaspina, e os demais Vigários Episcopais para compor a mesa.

Após a composição da mesa, foi realizada uma oração inicial com participação de todos e animada pelo padre José Reinaldo e equipe Conselho Diocesano de Leigos, com uma linda entronização de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Ao final da oração inicial, Dom Paulo Cezar tomou a palavra e apresentou o Projeto Missionário e fez uma motivação para o Ano Missionário de 2019. Citando o Documento de Aparecida (2007), nosso bispo fundamentava o compromisso missionário que deve ser alicerçado na Palavra. “Se a Palavra de Deus não está no centro, se constrói qualquer coisa, menos uma Igreja Missionária”, exortou dom Paulo Cezar, dizendo que é a Escola da Palavra que forma uma pessoa madura, não infantil, pois a Palavra é útil para tudo, ela é o centro da vida da Igreja que faz o caminho dos discípulos de Jesus Cristo.

“Queremos dar vida, e vida de forma concreta, ao nosso Plano de Pastoral”, comentou dom Paulo Cezar sobre as perspectivas para o próximo ano do Plano Diocesano de Pastoral da Diocese, o Ano Missionário. Citou Maria, como Estela da Evangelização, modelo de força e de esperança para esses tempos difíceis. O discípulo missionário é portador do anúncio da Esperança. Mas não uma esperança para o “amanhã”, mas para um “futuro de fé”, um futuro maior, que vai além desse mundo.

Após a explanação de nosso bispo, tomou a palavra o coordenador diocesano de pastoral, padre Marcelo Souza, apresentando o Cronograma para o Ano Missionário.